FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Primeira reunião da Comissão Permanente de Inclusão e Pertencimento da Escola Politécnica é realizada nesta segunda-feira, 4 de março

Na tarde do dia 4 de março de 2024 foi realizada a primeira reunião da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da Escola Politécnica (Poli) da USP após a mesma se tornar uma Comissão Permanente. Estavam presentes Anarosa Brandão, professora do Departamento de Computação e Sistemas Digitai e presidente da CIP; Cleyton Carneiro, professor do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo e Vice-Presidente da Comissão, docentes representantes de cada um dos departamentos, representantes do corpo discente e dos funcionários e uma integrante externa. Confira os representantes na página.

A Comissão foi instituída na Escola em novembro de 2021, e de acordo com o Artigo 23, da Resolução n°8231, é colegiado de caráter estatutário, ou seja, deixou de ser uma Comissão provisória e passou a ser prevista no estatuto da Universidade de São Paulo. À CIP cabe traçar diretrizes e zelar pela execução das atividades relacionadas à inclusão e pertencimento, diversidade e equidade. A sua função inclui pensar propostas para um ambiente mais acolhedor e justo para toda comunidade politécnica, estudantes, professores e funcionários.

Durante a reunião, o professor Marco Túlio, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, salientou que um dos objetivos da Comissão é realmente significar o verbo pertencer.“Temos que estimular o aluno a sentir que ele não está na Poli, mas que ele é da Poli. Devemos trilhar este caminho”.

A professora Anarosa avaliou que saúde mental é uma das questões que terão centralidade no mandato da atual comissão, o que se relaciona com a escolha da membra externa Sylvia Miguel, bacharel em jornalismo e saúde pública que poderá contribuir com o fomento de propostas voltadas para a pauta de forma embasada e responsável. 

“Nós temos desafios complexos. Instalar a Comissão [na Escola Politécnica], desenvolver suas sistemáticas de atividades, bem como trazer capilaridade na Poli às agendas da universidade e da PRIP são os desafios de agora”, ressalta Cleyton ao levantar as dimensões da Escola Politécnica.”, ressalta Cleyton ao levantar as dimensões da Escola Politécnica.

Confira as fotos do evento no link.

Composição da CIP

A Comissão é composta por um presidente e vice-presidente eleitos; um representante docente de cada departamento e um suplente, ambos indicados pelos chefes de departamento; 10% da representação, dentro do corpo docente, é composta por discentes (dois); 15% da representação, dentro do corpo docente, de funcionários (entretanto a Poli conta com apenas 3 representantes), e um membro externo.

Leia mais:

Eleição presidência CIP/EPUSP

Eleição Representantes Discentes CIP/EPUSP

Eleição representantes servidores CIP-EPUSP

Print Friendly, PDF & Email