Início Comunicação Agenda Eventos Detalhes - Aula Inaugural 2018 da Poli-USP - Com Glaucius Oliva

Título:
Aula Inaugural 2018 da Poli-USP - Com Glaucius Oliva
Quando:
26.02.2018 14.00 h
Categoria:

Descrição

Todos os anos, a Aula Inaugural é promovida pela diretoria da Escola Politécnica da USP, de forma a apresentar aos calouros uma visão interessante sobre diferentes possibilidades para o engenheiro. Para isto, é convidado um profissional de renome que realiza uma palestra sobre sua área de atuação.

O convidado para a Aula Inaugural da Poli-USP de 2018 será o Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), Glaucius Oliva.

A Palestra será realizada no Centro de Difusão Internacional da USP. Rua Prof. Lúcio Martins Rodrigues s/nº, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Confira abaixo o tema da palestra e o detalhamento da trajetória do cientista.

Multidisciplinaridade e boa formação básica: um engenheiro na busca por um medicamento contra o virus Zika

Glaucius Oliva

Professor titular do Instituto de Física de São Carlos – USP

A Ciência e Tecnologia moderna é essencialmente multidisciplinar, pois todos os problemas relevantes para a sociedade estão na interface entre as diferentes áreas do conhecimento. A Engenharia, com sua missão de apresentar soluções eficazes e seguras para os problemas práticos, cada vez mais tem necessidade de incorporação de informações e conhecimentos oriundos das ciências exatas, biológicas e da saúde, bem como das humanidades, para os projetos de alta complexidade e sua cuidadosa execução. As Escolas de Engenharia tem hoje em dia o desafio de oferecer uma formação ao mesmo tempo profunda o bastante para garantir excelência e suficientemente abrangente para atender à flexibilidade profissional demandada pelo mercado. Nesta palestra vou relatar minha trajetória profissional, com forte formação básica em engenharia elétrica, e em seguida passando pela física do estado sólido, biologia estrutural e farmacologia, o que hoje me posicionou na liderança de um projeto para a descoberta de candidatos a fármacos para viroses transmitidas por insetos como Zika, febre amarela e dengue.

Glaucius Oliva é Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), Mestre em Física Aplicada pelo IFSC/USP e PhD em Cristalografia de Proteínas pela Universidade de Londres/UK. Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos., é Coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/CEPID) da FAPESP. Seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e química medicinal aplicados ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas endêmicas brasileiras. Lidera uma equipe de pesquisas com uma composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Também é membro da TWAS (The World Academy of Sciences) e Fellow do Birkbeck College - University of London. Foi Diretor (2010) e Presidente (2011-2015) do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.