Início Comunicação Agenda Eventos Detalhes - Seminário “Qualidade dos Serviços Públicos e a Lei 13.460”

Título:
Seminário “Qualidade dos Serviços Públicos e a Lei 13.460”
Quando:
21.06.2018 08.30 h - 13.00 h
Categoria:

Seminário sobre Qualidade dos Serviços Públicos e a Lei 13.460

O evento será realizado no dia 21 de junho, das 8h30 às 13h, no antigo auditório do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo

O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realizará o seminário “Qualidade dos Serviços Públicos e a Lei 13.460” com o objetivo de discutir se esta lei, conhecida como a Lei de Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos, realmente pode trazer algum tipo de melhora significativa para os cidadãos brasileiros no que diz respeito à melhoria da qualidade dos serviços públicos no Brasil.

Espera-se que o evento traga esclarecimentos sobre os seguintes questionamentos:

1. Que tipo de segurança jurídica será dada aos usuários que buscam o Estado para garantirem seus direitos?
  2. Como a adoção de processos de qualidade visando a melhoria contínua podem e devem ser adotados pelas repartições públicas?
  3. Quais são os entraves políticos e jurídicos que ainda existem e que precisam ser alterados para que os serviços públicos façam jus à quantidade de impostos pagos pelos cidadãos?
  4. Que mudanças organizacionais e comportamentais são necessárias nas repartições públicas para que os gestores estejam comprometidos com a gestão da qualidade?
  5. Como o problema da qualidade dos serviços públicos pode ser abordado de uma forma sistêmica?
  6. É possível incutir na população brasileira um senso de objetivo que seja maior do que ideais pessoais ou partidários para que todos os brasileiros caminhem para a mesma direção?

Para isso, o CEST trará profissionais de diferentes áreas para que o tema seja debatido sob diferentes pontos de vista:

• Professor Dr. Dennys Antonialli (Faculdade de Direito da USP / InternetLab) - Apresentará os principais aspectos da Lei 13.460, Lei de Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos.
  • Professor Dr. John Sydenstriker-Neto (Universidade Presbiteriana Mackenzie / CEST-USP) - Apresentará uma visão sociológica de como a cultura e os hábitos sociais dos brasileiros está relacionada com a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
  • Professor Dr. Luiz Barco (Universidade de São Paulo / CEST-USP) - Membro titular da Academia Paulista de Educação, falará sobre a qualidade do no Brasil enquanto serviço público.
  • Professor Dr. Kleber Cavalcanti Nóbrega (Academia Brasileira da Qualidade) - Apresentará uma palestra sobre a utilização de processos para controle de qualidade no setor público.

Data e Horário:

21 de junho de 2018, das 8h30 às 13hs.

Inscrições e programação no site:

As inscrições, gratuitas e abertas ao público, devem ser feitas pela internet (link para o site de inscrições). A inscrição é obrigatória, pois o número de vagas é limitado (100 vagas) e os dados dos participantes serão utilizados para autorizar a entrada no auditório.

Detalhes da Localização do Evento:

IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo

Antigo Auditório do Conselho Universitário

Rua da Praça do Relógio, 109, Andar Térreo

Cidade Universitária, São Paulo – SP (mapa do local)