Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte


Chef do Bar da Dona Onça discute a revitalização do centro de São Paulo em palestra na Poli-USP

No dia 14 de setembro, a proprietária do Bar da Dona Onça, Janaina Rueda, proferiu uma palestra para os alunos da disciplina “PRO3585 – Engenharia de Projetos Complexos do Desenvolvimento Brasileiro”, do curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, ministrada pelos professores Mauro Zilbovicius e Roberto Marx.

O objetivo da disciplina é desafiar os alunos a, em grupos, oferecer soluções para problemas multidimensionais que afetam cidades, o país ou alguma de suas regiões. Em anos anteriores a Mobilidade Urbana, o SUS, o HU (Hospital Universitário da USP) foram escolhidos como temas. Para 2018 o tema geral é “Revitalização do Centro da Cidade de SP”. Os grupos recebem diferentes desafios relacionados a este assunto e, através de metodologia ensinada no curso, apresentam, ao final, a uma banca de professores e profissionais, os seus resultados.

Nascida e criada no centro da cidade de São Paulo, Janaina Rueda conta que escolheu montar o seu restaurante nesta região, pois tem muito conhecimento sobre o local e tinha a intenção de promover melhorias e incentivar a revitalização de seu entorno.

Durante a palestra, questionada sobre a dificuldade de manter um estabelecimento em uma área comercialmente desvalorizada e com problemas relacionados à segurança, Janaina respondeu que o segredo é conhecer as dificuldades do local e saber conviver com elas, buscando sempre manter a identidade histórica do centro. Além disso, para a empreendedora, é importante atrair o público da região como também tentar despertar o interesse de outros que não frequentam aquela área.

Por fim, a chef relatou que o grande diferencial de seu restaurante é que os ingredientes utilizados para a preparação dos alimentos são todos frescos e comprados de pequenos produtores da região central. Ela acredita que esta é uma das formas que as pessoas têm de incentivar o desenvolvimento do centro de São Paulo e respeitar a sua essência.

 

Estão abertas as inscrições para eleição de representantes discentes na Pós-graduação em Eng. Civil

Eleição para representantes discentes nos diversos colegiados da Escola Politécnica da USP

CCP-PPGEC – Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.375, publicada no D.O.E. de 06.10.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de pós-graduação junto à Coordenação de Pós-Graduação da Engenharia Civil (CCP-Civil) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A eleição será realizada no dia 14.11.2018, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação. 

Maiores informações podem ser obtidas junto aos Departamentos.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Última atualização em Ter, 09 de Outubro de 2018 12:04
 

Poli-USP renova acordos de duplo-diploma e inicia tratativas com universidades de diversos países

 

Representantes de 30 universidades internacionais participaram de evento na Escola Politécnica na última semana

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebeu, entre os dias 3 e 5 de outubro, a Assembleia Geral da T.I.M.E. (Top Industrial Managers Europe), uma das principais redes internacionais de escolas de engenharia. Durante o evento, foram renovados os 31 acordos de duplo-diploma estabelecidos com instituições de ensino superior da Alemanha, Espanha, França, Itália, Peru e Portugal. Além disso, foram iniciados os trâmites para desenvolvimento de programas com universidades da China, Bélgica e Rússia.

O professor Marcelo Augusto Leal Alves, que integra a Comissão de Relações Internacionais da Poli-USP e coordenou a realização da assembleia, ressalta que o evento foi um sucesso no sentido de renovar e iniciar programas de intercâmbio e de promover as interações entre as instituições participantes. O docente agradeceu ao apoio da diretoria da Escola, desde a gestão do professor José Roberto Castilho Piqueira, que pleiteou a recepção do evento, a todo o suporte garantido pela atual gestão, da professora Liedi Légi Bariani Bernucci. Alves destacou a importância da contribuição dos alunos, principalmente pelo iPoli, órgão estudantil que apoia a internacionalização da Escola, e dos funcionários que garantiram o bom funcionamento do evento.

Números das Relações Internacionais na Poli-USP, referentes à outubro de 2018


31 acordos de Duplo Diploma (Alemanha, Espanha, França, Itália, Peru e Portugal)

75 acordos de Aproveitamento de Estudos em

28 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania

26 convênios de Dupla Titulação em Pós-Graduação

13 convênios de Pós-Graduação

330 alunos da Poli em intercâmbio no exterior

119 alunos da Poli em intercâmbio no exterior para aproveitamento de estudos

211 alunos da Poli em intercâmbio no exterior para Duplo Diploma

73 alunos estrangeiros na Poli

52 alunos estrangeiros na Poli para aproveitamento de estudos

21 alunos estrangeiros na Poli para Duplo Diploma

 

Poli sedia fase final da 42ª Olimpíada Paulista de Matemática

Etapa foi realizada no dia 29 de setembro, e houve atividades de divulgação dos cursos de Engenharia da Poli junto aos participantes da competição.

Fotos do evento

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebeu, no dia 29 de setembro, sábado, a última fase da 42ª edição da Olimpíada Paulista de Matemática. Pouco mais de 600 alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Estado de São Paulo participaram da competição nesta fase. A Olimpíada foi realizada nos prédios do Biênio e da Engenharia de Produção.

Uma comissão de quarenta professores corrigiu as provas no mesmo dia e o anúncio dos resultados e cerimônia de premiação ocorreu no mesmo dia. Foram premiados os 18 melhores alunos, que receberam três medalhas de ouro, seis de prata e nove de bronze. Confira aqui os premiados.

Atraindo mentes brilhantes – Durante a Olimpíada, uma equipe de seis pessoas da Escola Politécnica, alunos e funcionários do Escritório de Relacionamento, fizeram a divulgação dos cursos de engenharia disponíveis na USP, dos programas da Universidade, como o de permanência estudantil, e de programas da própria Poli, como os de intercâmbio.

Júnior Rocha, funcionário responsável pelo Escritório de Relacionamento da Poli, seção que cuida da divulgação da Escola entre os jovens em instituições de ensino e feiras de profissões, explica que os participantes da Olimpíada são um público de interesse da Poli. “São estudantes do ensino médio e em final de Olimpíada, ou seja, são os melhores estudantes em Matemática do Estado de São Paulo, uma área das Ciências Exatas compreendida como pré-requisito para aqueles que têm predisposição para se estudante de Engenharia. Júnior destaca que a interação entre os estudantes da Poli e os finalistas das Olimpíadas são muito proveitosas para ambos os lados pela troca de experiências e informações. Os participantes da Olimpíada também receberam material impresso sobre a Escola, elaborado especialmente para o público do ensino fundamental e médio, que ainda está procurando definir qual carreira seguirá no ensino superior.

Última atualização em Seg, 08 de Outubro de 2018 12:08
 

Eleição para a escolha dos representantes discentes de graduação e pós junto aos colegiados da Poli

ELEIÇÕES PARA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DISCENTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO JUNTO AOS COLEGIADOS CENTRAIS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

Em nome da Senhora Diretora, Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci, informamos que estão abertas as inscrições para as eleições para escolha dos representantes discentes junto aos colegiados centrais da Escola Politécnica da EPUSP:

PORTARIA Nº 2365 DE 02 DE OUTUBRO DE 2018, PUBLICADA NO D.O.E. DE 05.10.2018:

Dispõe sobre a eleição dos representantes discentes de graduação junto à Congregação, ao Conselho Técnico Administrativo - CTA, à Comissão de Graduação - CG, à Comissão de Cultura e Extensão Universitária - CCEx, à Comissão de Bibliotecas - CBiblio e à Comissão do Ciclo Básico – CCB, da Escola Politécnica da USP.

Data da eleição: 28 de novembro de 2018, das 7 às 19 horas, por meio de sistema de votação eletrônica.

Formulário de inscrição

PORTARIA Nº 2366 DE 02 DE OUTUBRO DE 2018, PUBLICADA NO D.O.E. DE 05.10.2018:

Dispõe sobre a eleição dos representantes discentes de pós-graduação junto à Congregação, à Comissão de Pós-Graduação – CPG, à Comissão de Pesquisa – CPq e à Comissão de Biblioteca – CBIBLIO.

Data da eleição: 29 de novembro de 2018, das 9 às 16 horas, por meio de sistema de votação eletrônica.

Formulário de inscrição

PORTARIA Nº 2367 DE 02 DE OUTUBRO DE 2018, PUBLICADA NO D.O.E. DE 05.10.2018:

Dispõe sobre a eleição dos representantes discentes de graduação junto à Coordenação dos Cursos Quadrimestrais – CCQ da Escola Politécnica da USP.

Data da eleição: 28 de novembro de 2018, das 7 às 19 horas, por meio de sistema de votação eletrônica.

Formulário de inscrição

Maiores informações junto ao Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, no prédio da administração da EPUSP ou por meio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e telefone (11) 3091-5447.

Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

Eleição para representantes discentes nos diversos colegiados da Escola Politécnica da USP

PQI – Conselho de Departamento e Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.372, publicada no D.O.E. de 05.10.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de pós-graduação junto ao Conselho de Departamento de Engenharia Química e junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A eleição será realizada no dia 12.11.2018, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

PMR – Conselho de Departamento e Comissão de Coordenação de Curso (CoC)

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.373, publicada no D.O.E. de 05.10.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de graduação junto ao Conselho de Departamento e à Comissão de Coordenação de Curso do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A eleição será realizada no dia 09.11.2018, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

CCP-PPGEM – Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.374, publicada no D.O.E. de 05.10.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de pós-graduação junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A eleição será realizada no dia 09.11.2018, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

Outras informações podem ser obtidas junto aos Departamentos.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

Departamento de Engenharia de Produção premia projetos de graduação na área de Gestão de Manufatura

PRO realiza premiação para projeto desenvolvido na disciplina de graduação “Gestão de Operações de Manufatura”

No dia 21 de setembro, foi realizada no Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli/USP a entrega do Prêmio de Melhor Projeto de Melhoria de Produtividade, desenvolvido, em 2017, no contexto da disciplina “PRO3444 - Gestão de Operações de Manufatura”. Ministrado pelos Profs. Drs. Dario Ikuo Miyake e Paulino Graciano Francischini, este curso tem o objetivo de apresentar aos alunos de graduação do PRO os principais conceitos referentes a operação, controle, manutenção e melhoria dos sistemas de produção.

O evento contou com a participação do Sr. Ruy Cortez de Oliveira, sócio e diretor administrativo do Kaizen Institute, patrocinador do prêmio, dos docentes responsáveis pela disciplina e do Prof. Dr. Fernando José Barbin Laurindo, chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP.

Representando o grupo vencedor, os estudantes Gustavo Garcia Majzoub e Nathan Benigno Sboarine apresentaram o trabalho desenvolvido. Nele, os alunos realizaram um estudo na fábrica de uma empresa do setor gráfico, analisando as condições atuais da sua estrutura e processos de produção a fim de identificar os principais problemas enfrentados por seus gestores, e sugerir possíveis alternativas para melhorar a produtividade. O público deste evento era composto, em sua maioria, por alunos matriculados na disciplina em 2018, que deverão realizar projetos similares ao apresentado.

 


Página 1 de 23