Diversas atividades programadas apresentam a vida acadêmica aos ingressantes

A entrada na vida universitária é marcada por ser um momento de conquista e comemoração, tanto para o calouro quanto para sua família. Muitas possibilidades se abrem para o aluno que sai do ensino médio para iniciar seu curso superior e sua carreira profissional. Todas as unidades da USP organizam, a cada ano, uma semana de recepção aos seus calouros, na qual as entidades acadêmicas apresentam a vida universitária aos novatos. Na Escola Politécnica da USP (ou Poli, como é conhecida) não é diferente, e durante toda a primeira semana os futuros engenheiros participam de diversas atividades de integração, palestras e aulas especiais, voltadas a prepará-los para as responsabilidades e possibilidades da vida acadêmica.

Como explica o professor Antonio Carlos Seabra, presidente da Comissão Coordenadora do Ciclo Básico da Poli/USP, os calouros estão passando por uma mudança radical, saindo do ensino médio e dando os primeiros passos rumo a sua profissionalização. “O aluno tem que se ambientar com o novo espaço, com os colegas. É uma outra vida, uma nova realidade que eles irão vivenciar nos próximos 5 anos. Essa semana busca criar uma maior integração dos novos alunos com todo o corpo da Escola, conhecendo outros alunos, funcionários e as atividades que eles podem participar”. Todas as informações referentes ao ciclo básico estão disponíveis no site http://ow.ly/hKrV4.

Em 2013, a matrícula na USP será realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro. Na Escola Politécnica, a matrícula será realizada a partir das 8h no prédio da Engenharia Civil, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, Trav. 2, nº 83 – Cidade Universitária, São Paulo – SP. Os alunos poderão participar também das atividades promovidas pelo Grêmio Politécnico, a Atlética e os Centros Acadêmicos da Escola.

No dia 23 de fevereiro, sábado, às 9h30, a diretoria da Poli realizará uma reunião com os pais dos calouros, na qual é realizada uma apresentação da Escola e suas organizações. Como explica o diretor da Escola, José Roberto Cardoso, o objetivo da reunião é estabelecer um contato da Escola com os pais, para informá-los sobre a instituição que será a responsável pela formação de seus filhos nos próximos 5 anos.

A partir de segunda-feira, dia 25 de fevereiro, os alunos já iniciam suas atividades no prédio do Biênio, onde são realizadas as aulas dos dois primeiros anos dos cursos de engenharia da Poli/USP. A primeira palestra fará uma apresentação geral da Escola aos ingressantes, e contará com representantes da diretoria, professores e funcionários, além de integrantes do Grêmio, Atlética e Centro Acadêmico. Em seguida, será realizada a Aula Inaugural, evento tradicional que a cada ano traz uma personalidade para realizar uma palestra ao calouros. Este ano, Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da Fundação Getúlio Vargas dará a aula de tema “O mercado e o plano, os economistas e os engenheiros”. Segundo o diretor, o professor Bresser Pereira é uma personalidade acadêmica e política, e tem profundo interesse em questões envolvendo os problemas da engenharia.

Ainda na segunda-feira, a tarde serão dedicados a atividades com o Grêmio Politécnico, que realizará uma recepção solidária com os calouros. Na terça-feira, os novos alunos assistirão palestra sobre a Internacionalização da graduação, e a possibilidade oferecida pela Poli/USP de realizar intercâmbio em universidades parceiras de outros países. A Atlética realizará uma apresentação de suas atividades e modalidades esportivas no Centro de Práticas Esportivas da USP, o CEPEUSP.

Para acessar a programação completa da Semana de Recepção, acesse http://ow.ly/hKpfV.

USP Santos

Os calouros do curso de Engenharia de Petróleo do campus de Santos participarão das atividades do campus de São Paulo na segunda e na terça-feira. A partir de quarta-feira, dia 27, esses alunos iniciarão suas atividades em Santos, com a aula inaugural que contará com a presença da direção da Escola.