No dia 21 de fevereiro foi realizada a aula inaugural da primeira disciplina da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) a ser ministrada na modalidade de Ensino à Distância (EAD). É a de Estatística, que é dada pelo Departamento de Engenharia de Produção no período de formação básica – os dois primeiros anos – e é comum a todos os 17 cursos oferecidos pela escola. Foram criadas duas turmas à distância, das seis que existem na Poli.

Segundo o professor Mario Sérgio Salerno, chefe do Departamento, a disciplina na modalidade à distância é igual à presencial, com mesmo conteúdo e carga horária, e faz parte da grade curricular normal da Poli. Sua prova, inclusive, é presencial, junto com os demais alunos. A única diferença é que é ministrada online. “Esse curso respeita os horários dos alunos, que poderão escolher quando irão estudar; mas é preciso ter dedicação e muita disciplina porque é um curso com o nível da Poli, ou seja, não é fácil.”

Salerno explica que a Estatística foi a escolhida para ser a primeira disciplina online oferecida porque ela é básica, bem estruturada e não muda muito ao longo do tempo. Agora, a Escola vai avaliar como funciona o ensino à distância para ver suas vantagens e desvantagens.

A disciplina à distância está organizada em dez temas centrais (módulos), cada um dividido em subtemas (unidades). Para cada módulo, uma introdução apresenta os objetivos e tópicos principais que serão desenvolvidos. Já as unidades são trabalhadas por meio de uma série de atividades. “Essas atividades são as mais importantes porque colocam os professores em contato com os estudantes para apresentar os principais conceitos teóricos e como eles se desdobram na fundamentação das unidades”, explica.

Para o diretor da Poli, José Roberto Cardoso, a disciplina à distância é um projeto audacioso. “Toda a universidade está de olho nesse projeto para saber seus resultados”, disse ele. “Estamos confiantes que com a equipe técnica que montou esse curso e com a qualificação dos professores responsáveis pelo conteúdo esse será um novo paradigma para o ensino de graduação de engenharia no País.”