UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Edital 1793 / 2023 – Internacionalização com Inclusão – América Latina com Diversidade (Intercâmbio de Graduação)

Entre 18 e 25 de setembro de 2023, ficarão abertas as inscrições ao Edital 1793 / 2023 – Internacionalização com Inclusão – América Latina com Diversidade, programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP.

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) anunciam a abertura de edital para concessão de 35 (trinta e cinco) vagas/bolsas para apoiar a produção de conhecimento, ações de cultura, extensão, inclusão e diversidade na Universidade.

O programa é dirigido a estudantes de graduação que realizaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira, que podem ser alunos de cursos diversos da USP, que tenham destacado desempenho acadêmico e que durante o intercâmbio desenvolverão o seguinte tema, em um dos destinos/tutores propostos:

A gramática dos direitos e as universidades  – A gramática dos direitos permeia nossa vida em sociedade. Direito à cidade, direito à memória, liberdade de expressão, direito à educação e à saúde, direito ao trabalho, à igualdade e à não-discriminação, presunção de inocência, devido processo legal além de muitos outros.

São muitas as conexões e os caminhos possíveis para expressar desejos e demandas de transformação por meio da forma-direito. Na maioria das vezes, busca-se uma convivência mais inclusiva e menos violenta. Na universidade não poderia ser diferente. Com isso, este projeto tem por objetivo ser um espaço para a reflexão das múltiplas relações entre a gramática dos direitos e o cotidiano das universidades latinoamericanas.

Os alunos interessados devem efetuar as inscrições online pelo Sistema Mundus da USP.

Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais > Alunos de Graduação (não é necessário login), sob o código 1793 e responsabilidade da AUCANI, até consumada a providência que lhe disser respeito.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas acerca de benefícios, requisitos gerais e específicos para participação, inscrições e todas as demais fases do processo seletivo, bem como sobre informações não constantes neste edital, o candidato deve consultar o escritório internacional da sua Unidade USP de origem.

(publicação em 12 de setembro de 2023)