A primeira etapa do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP contou com a participação de estudantes da graduação para a apresentação de seus projetos de IC

Realizado entre 19 e 22 de setembro na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) na área de Engenharia fechou o seu último dia com 46 apresentações. Ao todo, foram 140 trabalhos avaliados. Agora, os estudantes aguardam a etapa internacional. Quem participará dessa etapa serão 15% dos trabalhos melhores avaliados e indicados pela Comissão de Pesquisa da Escola, que irão concorrer a Menção Honrosa e vagas em simpósios a serem realizados no exterior.

Gilberto Francisco Martha de Souza, docente da Poli e Presidente da Comissão de Pesquisa, responsável pela coordenação do evento na Unidade, expressou sua satisfação com os resultados da edição de 2017. “Durante os vários dias de realização do SIICUSP da Poli foram apresentados trabalhos de excelente nível. Muitos bolsistas de Iniciação Científica mostraram uma grande maturidade, indicando que o processo de iniciação científica foi importante para a formação do aluno e que a Escola está contribuindo com a Sociedade na geração de engenheiros com grande capacidade de execução de atividades de pesquisa e inovação. Os resultados mostram, também, que futuramente a Escola poderá ter excelente pesquisadores em nível de mestrado e doutorado”, afirmou.

Este ano, houve um aumento de quase 10% no número de inscritos, mesmo com uma queda no número de alunos bolsistas. Isso demonstra que os estudantes entendem a importância para sua formação e carreira desenvolver um projeto e participar da maior mostra de iniciação científica e tecnológica do País.

O evento contou com o apoio de professores e funcionários da Escola para a sua realização, além do pessoal do ATPCE – Assistência Técnica de Pesquisa, Cultura e Extensão, em especial do Serviço de Pesquisa, responsável pela coordenação executiva, desde o recebimento das inscrições, cadastramento de avaliadores, gerenciamento das arguições, via web, de 45 alunos em intercâmbio e do evento como um todo, de forma a garantir o cumprimento das regras determinadas pelo Edital da Pró-Reitoria de Pesquisa. O pessoal do Serviço de Comunicação Social cuidou da logística do evento.

Cada departamento cedeu voluntários que colaboraram na organização do espaço em cada prédio e no contato com os avaliadores de cada área, cuja participação também foi intensa: foram aproximadamente 200 docentes, pesquisadores, doutores, estudantes de doutorado e pós-doutorandos, selecionados por representantes dos departamentos na Comissão de Pesquisa da Poli.

O primeiro dia ocorreu no hall do prédio de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e contou com 31 presentes. O segundo foi no prédio da Mecânica com 22 projetos apresentados. A quinta-feira reuniu 41 apresentações no prédio da Engenharia Elétrica, enquanto o último dia aconteceu no prédio da Engenharia Civil com a maior quantidade de participantes: 46. A porcentagem de presença atingiu 60% do número de inscritos.

Confira as fotos do dia aqui