FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Doutorando da Poli recebe prêmios por pesquisas sobre monitoramento remoto de poços de petróleo

Pedro Esteves Aranha, pós-graduando da Escola Politécnica, recebeu 2 dos principais prêmios da indústria de petróleo no Brasil

O aluno de doutorado em Engenharia Mineral da Escola Politécnica (Poli) da USP, Pedro Esteves Aranha, foi contemplado com o primeiro lugar na premiação ANP de Inovação Tecnológica 2022, e ganhou o Prêmio Excelência Técnica e Profissional da Indústria 2022 na área de ciência de dados e análises em Engenharia (SPE Brazil Award).

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica é promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e tem como objetivo “reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas”.

Já o SPE Brazil Award é promovido pela Society of Petroleum Engineers (SPE),  a maior associação mundial de profissionais atuando em Exploração & Produção, sendo uma referência de excelência técnica para a indústria de petróleo.

Pedro obteve o prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022 pela atuação como lider do projeto “Monitoramento em Tempo Real da Integridade de Poços Marítimos”, uma colaboração entre a Petrobras, a Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e a Engineering Simulation And Scientific Software (ESSS), multinacional de simulações computacionais.

A iniciativa, premiada na Categoria V – Transformação Digital, consistia no desenvolvimento de um sistema de monitoramento em tempo real de poços marítimos, com o uso de tecnologias como o digital twins, modelos de machine learning e inteligência artificial (IA).

Esse projeto também proporcionou a Pedro o SPE Brazil Award. A banca avaliadora considerou outras iniciativas do doutorando, como o desenvolvimento da plataforma de projeto de poços (Poço Web) e o sistema de monitoramento de poços durante a construção (RTO live), hoje utilizado em 60% da frota de sondas de perfuração marítimas. Além disso, a contribuição científica de Pedro – cerca de 20 trabalhos técnicos na área de análise de engenharia e ciência de dados publicados nos últimos 15 anos – contribuiu para o recebimento do prêmio.

 

Print Friendly, PDF & Email