Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

eduroam

O que é o eduroam ?

O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet, através de conexão sem fio (Wi-Fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

A iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países. Na POLI o serviço está disponível desde 2014. Conheça mais detalhes através da página oficial do eduroam USP: 

http://eduroam.usp.br/

 

Como acesso o eduroam? Qual meu usuário, e senha?

Diferentemente das redes PoliSemFio e USPnet, que solicitam a digitação do usuário/senha sempre que acessamos a rede, as credenciais de acesso ao eduroam ficam gravadas em segurança nos seus dispositivos, e são solicitadas apenas quando se faz o acesso pela primeira vez. O nome de usuário para acessar o eduroam é o seu número USP (p.ex. 1234567) acrescido do domínio @usp.br, e a senha de acesso é a sua senha única cadastrada pela página USP Digital/Sistemas USP.

Exemplo:
Usuário:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Senha: <>

Em caso de dúvidas sobre sua senha única acesse: https://uspdigital.usp.br

 
Recomendamos o uso do assistente de configuração para a configuração inicial do eduroam, funciona em qualquer dispositivo com rede sem-fio: smartphone, laptop, netbook e tablet.

Esse sistema tem a vantagem de estabelecer a conexão automaticamente quando seu dispositivo estiver dentro da zona de cobertura da rede eduroam, dispensando redigitar seus dados a todo momento, sem expirar a conexão, e sem limitar a conexão a um único dispositivo.

Assitente de configuração: 
https://cat.eduroam.org/?idp=761 

 

A rede eduroam é segura? Posso acessar site de bancos?

Sim, a rede é segura. Se comparado à rede uspnet, agrega uma camada adicional de segurança, empregando criptografia para o acesso à rede (envio de usuário e senha) e para todos os dados transmitidos. 

 

Onde posso me conectar ao eduroam?

A rede já está disponível em muitas unidades (HU, POLI, IME, etc.) nos Campi da USP da capital e do interior, bem como, em outras instituições, escolas técnicas, e várias universidades participantes do projeto no Brasil, e no exterior. Com isso, permite a qualquer pessoa, que já faz uso do serviço em sua instituição de origem, conectar-se sem dificuldades, como se estivesse usando a internet em sua própria casa, em qualquer ponto de acesso eduroam ao redor do mundo.

Especificamente na POLI, a cobertura da rede eduroam alcança as mesmas áreas onde já existem a rede Wi-Fi "PoliSemFio", em todos os prédios, laboratórios e salas de aula com APs (roteadores) gerenciados pela informática da Poli. Vale salientar que, as áreas de cobertura estão sendo ampliadas, mediante recentes investimentos aplicados na aquisição de novas antenas com maior capacidade e alcance, e na reestruturação da infraestrutura de redes de dados em diversos locais. 
Acesse o mapa que mostra a cobertura da rede eduroam em todos os continentes na página:

Mapas dos pontos de acesso: 
http://monitor.eduroam.org/eduroam_map.php?type=all

 

As redes PoliSemFio e USPnet continuarão operando?

A princípio, sim! Você pode continuar fazendo o uso habitual onde há cobertura Wi-Fi destas duas redes. Contudo, por conta da ampliação da cobertura e simplicidade de acesso a tendência é de que as redes anteriores (USPnet e similares) sejam desativadas. Recomendamos fortemente, a todos os membros da comunidade POLI, que ainda não estão cadastrados, que cadastrem-se e/ou verifiquem sua senha única na página USPdigital / Sistemas USP, e configurem o "eduroam" em seus dispositivos móveis.

Acessem os links de referência acima, familiarizem-se com o serviço, e boa navegação a todos!