Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Arquivo de notícias

Poli Recicla completa 4 anos de “Gestão de Lâmpadas Fluorescentes” com números satisfatórios

Poli Recicla completa 4 anos de “Gestão de Lâmpadas Fluorescentes” com descarte correto de 13.743 lâmpadas Fluorescentes e Mistas. 

Leia mais...
 

Poli USP Recicla inicia 2010 com descarte de 340 kg de Pilhas e Baterias

O Poli USP Recicla, através da Gestão de Pilhas e Baterias usadas, realizou seu primeiro descarte de 2010.

Em fevereiro de 2010 foram destinadas mais 340 kg desse material à empresa especializada e licenciada pelos órgãos ambientais para recolhimento, reprocessamento e destinação final. Ao todo foram destinados mais de 800 kg desse material.

Números da Gestão de Pilhas e Baterias usadas 

Total Destinado (Kg)

Média anual

(Kg)

Média mensal

(Kg) 

Média semanal

(Kg)

Média diária

(Kg)

801,4

475,3

44,5

10,7

1,5 

Agradecemos a participação de todos os politécnicos nesta e em todas as outras gestões do Poli Recicla, assim, além de respeitarmos todas as normas e legislações ambientais, tornamos o ambiente universitário mais agradável e o meio ambiente menos poluído.

Contamos sempre com a sua colaboração. Descarte os resíduos nos coletores apropriados.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Calouros 2010 conhecem o “Poli Recicla” na Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma das atividades organizadas pela Atlética-Poli para a “Semana de Recepção aos Ingressantes”, com a finalidade de familiarizar os novos alunos com as dependências as quais eles terão contato.

Em 2010 o Poli USP Recicla participou pela segunda vez dessa atividade.

O Monitor, Eduardo Gurzoni, recepcionou os novos alunos na área de estudos do Biênio, com informações sobre a “Gestão de Resíduos da Escola Politécnica” e os seus respectivos processos, e colocou a equipe do programa a disposição para críticas, dúvidas e idéias.

Com isso os ingressantes, a partir de 2010, têm a possibilidade de saber da existência do Poli USP Recicla e que a escola em que eles ingressaram se preocupa com a questão da gestão de resíduos e em conseqüência com o aspecto ambiental.

 

Biênio conta com Coleta Seletiva, com apoio do Poli Recicla

O “Programa de Gestão de Resíduos da Escola Politécnica da USP” é delineado por etapas, em consonância com as diretrizes da Escola e com a legislação vigente.

Entre os vários processos de gestão, encontra-se a “Coleta Seletiva de Resíduos não Perigosos” implantada em todos os prédios da Poli (alguns de forma parcial). No final de fevereiro/2010, com apoio administrativo da Profª Patrícia Matai, presidente do Ciclo Básico, o Biênio passou a contar com a “Coleta Seletiva Total” com a instalação de mais 5 conjuntos de coletores para “Recicláveis” e “Não Recicláveis” em locais estratégicos.

Para que o processo atinja sua meta os funcionários da limpeza são treinados periodicamente e o Poli Recicla, com apoio da Profª Patrícia, está organizando uma apresentação mais detalhada para todos os ingressantes/2010.

 

Laboratório de Caracterização Tecnológica do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo desca

No dia 04.05.2010, o LCT do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo destinou  de forma ambientalmente correta 70 kg de resíduos perigosos (classificação NBR 10.004 da ABNT).

O processo foi organizado pela aluna de doutorado, Carina Ulsen, auxiliada pelo Gestor do Poli Recicla Welson Barbosa e pelo aluno monitor Raphael Rodrigues, da Engenharia Ambiental. A Escola Politécnica possui mais de 90 laboratórios, sendo que 36% destes geram resíduos perigosos. Para destinação dos resíduos passivos (estocados - não havia gestão de resíduos) o programa de “Gestão de Resíduos da Escola Politécnica da USP”, que é delineado em consonância com as diretrizes da Escola e com a legislação vigente, agiu da seguinte forma:

- Realizou minucioso inventário em todos os laboratórios da Escola;

- Treino, em conjunto com o Instituo de Química da USP, funcionários dos laboratórios;

- Descartou 1 tonelada de resíduos perigosos, com apoio de fundações.

O próximo passo será confirmar junto a todos os laboratórios a quantidade e qualidade de resíduos perigosos que temos para destinar, para podermos finalizar um minucioso processo de contratação de uma empresa especializada em recolhimento, transporte e tratamento/destinação final deste tipo de resíduo.
 

Centro Paula Souza de Jundiaí-SP visita o Poli Recicla

A equipe do Poli USP Recicla recebeu no dia 23 de abril de 2010 as alunas Kezia Gislaine, Darliany Barbosa e Roberta de Souza, do 3º módulo do curso de ‘Habilitação de Técnico em Logística”, ministrado pela ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, localizada em Jundia-SP.

A visita teve como objetivo obter informações a respeito dos processos de “Gestão de Lâmpadas Fluorescentes e Mistas” do Poli Recicla, como subsidio para desenvolvimento do TCC do grupo e, posteriormente, para um projeto a ser enviado a prefeitura de Jundiaí-SP.

As alunas foram atendidas pelo gestor Welson Barbosa, e obtiveram informações a respeito dos processos implantados na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, bem como a respeito de tipos de coletores, treinamento de envolvidos e as leis ambientais. As informações foram enriquecidas por uma visita das alunas na empresa onde a Poli envia suas lâmpadas fluorescentes para descontaminação, reutilização e reciclagem de alguns materiais desse produto. 

É o Poli Recicla atingindo outro objetivo: divulgar e disseminar para sociedade processos com impactos ambientais positivos.

 

Poli Recicla finaliza o treinamento de Gestão de Resíduos Laboratoriais

O treinamento ocorreu em 2 etapas (abril e junho) com a expressiva presença de quase 90% dos funcionários que trabalham em laboratórios.

No começo de abril de 2010 o Poli Recicla deu início aos treinamentos de Gestão de Resíduos Laboratoriais para orientar os assistentes, técnicos e especialistas dos mais de 90 laboratórios da Escola Politécnica, sobre a classificação e destinação dos resíduos gerados nestes locais.

O treinamento, ministrado pela Dr.ª Patrícia Busko Di Vitta (encarregada do Setor Técnico de Tratamento de Resíduos Químicos e Solventes do Instituto de Química da USP – IQUSP), além de apresentar o progresso já realizado no Instituto com a gestão dos resíduos químicos laboratoriais, expõe o histórico de alguns problemas ocorridos na universidade por deficiências passadas na gestão destes tipos de resíduos e orientou os politécnicos quanto ao manuseio, acondicionamento, estocagem e transporte.

As turmas dos laboratórios foram divididas de acordo com o grupo de resíduo química gerado, fazendo com que o treinamento pudesse promover a troca de experiências semelhantes o que é importante no setor.

Agradecemos a colaboração dos seguintes setores/funcionários que tornaram esse treinamento possível:

-          Comissão do Poli Recicla e os seus alunos monitores,

-          Marli Bonassa e Patrícia dos Santos (RH)

-          Maria Inês Piffer e equipe da Assistência Técnica de Pesquisa, Cultura e Extensão,

-          Silvia Bonassa, Rosana Simone, Cleuza Cruz, Fernando Tirada e Fernando Campos (Serviço de Comunicação).

-          IQ-USP – Pela liberação da Drª Patrícia Busko, que ministrou o treinamento.