Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início A Poli Comissões Comissão Poli-USP Recicla Notícias Arquivo de notícias Poli inicia inventário dos resíduos laboratóriais

Poli inicia inventário dos resíduos laboratóriais

inventario01A geração de resíduos químicos ainda é um assunto pouco discutido na maioria das universidades, de maneira geral a gestão destes resíduos foi deixada em segundo plano. 
Preocupada com sua situação a Poli realizou em 2006 o “Diagnóstico da Gestão de Resíduos”, considerando aspectos qualitativos, quantitativos e de gerenciamento. O diagnóstico reuniu dados para elaboração do “Programa de Gestão de Resíduos”, que vem sendo delineado por etapas, em consonância com as diretrizes da Escola e com a legislação vigente. 
 
Neste momento o Poli USP Recicla está implantando a gestão de resíduos considerados perigosos.  

Já implantou a coleta seletiva de lâmpadas fluorescentes e a coleta seletiva de pilhas e baterias e iniciou o “Inventário dos Resíduos Laboratoriais”. 
 
Este inventário contempla os resíduos gerados pelos laboratórios nas atividades de ensino e pesquisa e tem como objetivo levantar o passivo (resíduos já acumulados aguardando tratamento/disposição) e o ativo (resíduos gerados no dia-a-dia das 
atividades da Escola), e tem como objetivo oferecer subsídios para a gestão contínua destes resíduos. Em parceria com Instituto de Química da USP o Poli USP Recicla selecionou e treinou alunos monitores para o levantamento de dados do inventário.
  
inventario02Agora está desenvolvendo um manual de gestão de resíduos laboratoriais, que em breve será disponibilizado a comunidade acadêmica. 

O Poli USP Recicla e a Diretoria da Escola Politécnica contam com a colaboração de todos.