Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Biografia

piqueira

O diretor da Escola Politécnica, José Roberto Castilho Piqueira, graduou-se em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) em 1974.

Obteve os títulos de mestre em Engenharia Elétrica também pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), em 1983. Em 1987, obteve o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Poli e, em 1995, o de Livre-Docente em Controle e Automação, também pela Poli.

Seu campo de interesse tem sido a engenharia de controle e de sistemas dinâmicos. As linhas de pesquisa desenvolvidas por ele estão centradas em temas como teoria de bifurcações, sincronismo de osciladores e modelos matemáticos, sendo bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1A.

No setor industrial, trabalhou em vários projetos ligados à comunicação de dados para várias empresas e órgãos governamentais, assessorando também entidades de fomento à pesquisa. No âmbito da USP, Piqueira participou da Comissão Permanente de Avaliação, da Comissão Especial de Regimes de Trabalho e da Comissão de Avaliação Setorial (CAS) de Engenharia Elétrica e Biomédica.

José Roberto Castilho Piqueira foi presidente da Sociedade Brasileira de Automática e, atualmente, dirige os Laboratórios de Sincronismo e de Modelos Computacionais para Engenharia Nuclear, ambos implantados com recursos da FAPESP, e participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Complexos (CNPq).