fcth logoA FCTH foi instituída em 1986, com o duplo objetivo de revigorar o Centro de Tecnologia de Hidráulica (CTH), que havia sido criado 16 anos antes, e de fortalecer os trabalhos cooperativos que a Escola Politécnica e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão do governo do Estado de São Paulo, realizavam desde 1957. A gestão do CTH cabe ao Departamento de Engenharia Hidráulica da Poli.

A administração superior e executiva da FCTH é constituída por representantes do DAEE e da Poli. Pessoa jurídica de caráter privado, sem fins lucrativos, a Fundação atua no campo de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de pessoal, por meio de cinco grandes áreas: Engenharia Hidráulica, Hidráulica Computacional, Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Assessoria Técnica.

O estreito relacionamento com a Escola Politécnica permite o contínuo aprimoramento do seu corpo científico, por meio da realização de pesquisas conjuntas e da participação de técnicos da FCTH nos programas de mestrado e doutorado. Na área de pesquisa, a Fundação procura assegurar o apoio à geração de trabalhos científicos, incentivando os técnicos do CTH no desenvolvimento destas atividades. Esse apoio é estendido a alunos dos cursos de pós-graduação da Poli interessados em realizar suas pesquisas nas instalações do Centro.

A atuação qualificada da FCTH se reflete em inúmeros benefícios para a sociedade. Entre eles se destaca o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), operado pela Fundação e que gera, a cada cinco minutos, boletins sobre as chuvas e suas consequências na capital paulista, incluindo mapas com previsões de inundações. Para cada evento de chuva, o SAISP oferece relatórios detalhados, com intervalos de duas horas, informando sobre o seu andamento, permitindo que se tenha uma exata noção de sua potência e duração.

Os trabalhos da FCTH se estendem também para centenas de empresas, públicas e privadas, e órgãos públicos, entre eles prefeituras municipais.

Saiba mais: