Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início A Poli História Galeria de Diretores Prof. Dr. Vahan Agopyan - 2002-2006

Prof. Dr. Vahan Agopyan - 2002-2006

VahanAgopyanExercício: 2002 a 2005

Nascido na Turquia e naturalizado brasileiro, o engenheiro civil Vahan Agopyan dirigiu a Poli de 2002 a 2005 e foi vice-diretor da escola entre os anos de 1998 e 2002. Sua trajetória na Poli teve início no final dos anos 60, quando ingressou no curso de Engenharia (formou-se em 1974) e segue até hoje: Agopyan é atualmente professor titular em Materiais e Componentes de Construção Civil.

Apaixonado pela cidade de São Paulo, focou muitos de seus estudos nos problemas urbanos e estruturais que a metrópole paulistana apresenta. O desafio de apresentar soluções para algumas questões relativas ao desenvolvimento das grandes cidades inspirou sua tese de mestrado, sobre Engenharia Urbana e de Construções Civis, também realizada na Poli, em 1979. Depois disso, Vahan Agopyan foi para a Inglaterra, onde, em 1982, conquistou o título de Ph.D em Engenharia Civil pelo  King's College London.

Ao longo de sua carreira, vem conciliando as atividades acadêmicas com cargos em entidades públicas e órgãos ligados à área de pesquisa e desenvolvimento. Desde fevereiro de 2008 é o Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Acumula também as funções de vice-presidente do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction, Membro do Conselho Superior da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho Superior do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, sendo, ainda, conselheiro em diversas instituições. Foi Diretor Presidente do IPT e representante de área na CAPES, e como tal, membro do Conselho Superior da agência.

Entre as pesquisas desenvolvidas por Vahan Agopyan destacam-se o estudo sobre as causas do desabamento ocorrido nas obras do Metrô de São Paulo; um trabalho sobre o desenvolvimento de componentes de edificações com E-GRS (matriz de escória reforçada com fibras de vidro E); um projeto de âmbito nacional visando apresentar alternativas para a redução do desperdício de materiais em canteiros de obra; e um estudo ibero-americano, envolvendo instituições de 10 países, sobre telhados para a construção habitacional.

Como engenheiro civil, tem mais de 70 publicações em anais de congressos nacionais ou internacionais, capítulos de livros, livros e em periódicos, sobre os temas materiais reforçados com fibras, aproveitamento de resíduos na construção e qualidade da construção.

Vahan Agopyan tem como títulos honorários a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia e Cidadão Paulistano.