Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Projeto APA

Implantando entre fevereiro de 2003 e março de 2006, o projeto APA (Aperfeiçoamento dos Processos Administrativos) da Escola Politécnica da USP foi criado com o objetivo de propor e adotar processos administrativos mais simples e racionalizados, de forma a beneficiar funcionários, docentes, alunos e, consequentemente, a Universidade e a sociedade como um todo.

Dividido em quatro fases, o projeto consistiu em realizar um mapeamento dos processos administrativos da Poli, identificando aqueles considerados críticos para poder redesenhá-los; definir um plano de capacitação de pessoal e de obtenção de equipamentos e softwares; e implantar as soluções propostas. A última etapa, consistiu em avaliar os indicadores já definidos e alinhar o projeto ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA),  programa criado no âmbito da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão baseado na gestão por resultados orientada para o cidadão que foi adotado pela Universidade.
 A implantação do APA possibilitou criar um ciclo virtuoso, norteado por conceitos de visão sistêmica,  e produziu alguns resultados significativos, tanto do ponto de vista técnico quanto comportamental, como:
 
-        Maior conhecimento das atividades administrativas desenvolvidas na instituição, através da identificação de 220 processos que foram classificados em categorias e subcategorias de acordo com as finalidades principais da organização; estabelecimento de critérios de criticidade para priorização dos processos, que gerou uma lista de 22 processos críticos, com respectivo mapeamento e caracterização de cada um deles.
 
-         Mudança cultural da instituição: cultura de mensuração de indicadores, de melhoria contínua e de trabalho em equipe. Envolvimento de parcela significativa das pessoas e dos setores administrativos no trabalho. Introdução dos conceitos de visão sistêmica.

-         Desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários, através da capacitação técnica em ferramentas de melhorias de processos.

Saiba mais: