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Docentes - Finalizados


Professor Temporário para o PMI na especialidade "Lavra de Minas" - Edital 061/2017

EDITAL EP-061/2017

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, conforme aprovação pelo Conselho Técnico-Administrativo em reunião realizada em 14/09/2017, estarão abertas por quinze dias, no período das 9h do dia 20/09/2017 às 16h do dia 04/10/2017, as inscrições para o processo seletivo para a contratação de 1 (um) docente por prazo determinado, como Professor Contratado III (MS-3.1), com salário de R$ 1.849,66, referência mês de maio de 2017, com jornada de 12 (doze) horas semanais de trabalho, junto ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, nos termos da Resolução nº 5.872/10 e alterações posteriores, bem como da Resolução nº 7.354/17.

1. Os membros da Comissão de Seleção serão indicados pelo CTA da Escola Politécnica da USP, após o término do período de inscrições e de acordo com os termos da Resolução nº 7.354/17.

2. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, no período acima indicado, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica da USP, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, contendo dados pessoais e Área de conhecimento (especialidade) a que concorre, acompanhado dos seguintes documentos:

I. Documento de identificação (RG, RNE ou passaporte);

II. CPF (para candidatos brasileiros);

III. Prova de que é portador do titulo de Doutor, outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade nacional.

2.1. Não serão recebidas inscrições pelo correio, e-mail, fax, ou qualquer outro meio.

2.2. No ato da inscrição, os candidatos portadores de necessidades especiais deverão apresentar solicitação para que se providenciem as condições necessárias para a realização das provas.

3. O processo seletivo terá validade imediata, exaurindo-se com a eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função: o candidato aprovado, ao ser contratado, deverá ministrar uma ou mais das seguintes disciplinas:

  • PMI3220       Planejamento de Lavra de Minas
  • PMI3325       Lavra a Céu Aberto
  • PMI3301       Métodos de Lavra Subterrânea
  • PMI3236       Projeto de Lavra de Minas
  • PMI3813       Trabalho Prático de Campo
  • PMI3213       Escavação e Transporte na Mineração
  • PMI3101       Introdução à Engenharia Aplicada à Indústria Mineral
  • PMI5014       Projeto de Planejamento e Sequenciamento de Lavra
  • PMI5774       Gerenciamento de Projetos de Mineração
  • PMI5019       Simulação Condicional aplicada ao Planejamento de Lavra
  • PMI5020       Aplicação de sistemas ERP na Mineração
  • PMI5843       Análise de Sistemas Mineiros

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em uma única fase, na seguinte conformidade:

I. Prova Escrita

II. Prova Didática

5.1. A prova escrita, que versará sobre o programa base do processo seletivo, será realizada de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.

5.1.1. A Comissão de Seleção organizará uma lista de dez pontos, com base no programa do processo seletivo, e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto.

5.1.2. Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova.

5.1.3. Durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos de uso público, não em meio eletrônico, que o candidato tiver levado para o local da prova, do qual não lhe será permitido ausentar-se durante esse período.

5.1.4. As anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela Comissão de Seleção e anexadas ao texto final.

5.1.5. A prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da Comissão de Seleção, ao se abrir a sessão;

5.1.6. Cada prova será avaliada pelos membros da Comissão de Seleção, individualmente.

5.2. A prova didática será pública, com a duração mínima de 40 (quarenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, e versará sobre o programa base do processo seletivo, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.

5.2.1. O sorteio do ponto será feito 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da prova didática;

5.2.2. O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

5.2.3. O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do processo seletivo, cabendo à Comissão de Seleção decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

5.2.4. Os candidatos que se apresentarem depois do horário estabelecido não poderão realizar as provas.

5.2.5. Se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos em grupos de no máximo três, observada a ordem de inscrição, para fins de sorteio e realização da prova.

5.2.6. As notas da prova didática serão atribuídas após o término das provas de todos os candidatos.

6. Os pesos das provas são os mesmos estabelecidos no Regimento da Unidade e, para o cálculo da média individual, a soma dos pesos será o quociente de divisão.

7. Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem, da maioria dos examinadores, nota mínima sete.

8. A Comissão de Seleção deve definir o primeiro colocado pela maioria das indicações dos membros da Comissão. Excluído o primeiro colocado, a Comissão deverá, dentre os candidatos remanescentes, escolher o segundo colocado pela maioria das indicações de seus membros, e assim, sucessivamente.

9. Em caso de empate, a Comissão de Seleção procederá ao desempate com base na média global obtida por cada candidato.

10. O programa base do processo seletivo será o seguinte:

 

ESPECIALIDADE: LAVRA DE MINAS

  1. Perfuração mecânica das rochas: Fundamentos teóricos do fenômeno da penetração em rochas. Aplicação aos diversos tipos de rocha. Métodos não convencionais de penetração das rochas. Equipamentos utilizados a céu aberto e em sub-solo. Perfura­bilidade das rochas.
  2. Desmonte por explosivos. Teoria da detonação. Principais características dos Explosivos. Classificação dos explosivos comerciais. Acessórios e sua utilização. Correlação entre as características dos explosivos e das rochas a serem detonadas.
  3. Plano de fogo. Projeto de salvas em bancadas, e realces de produção para estimativa dos custos de perfuração e desmonte de rocha.
  4. Máquinas de carregamento. Comparação entre pá carregadora, ¬escavadora a cabo e escavadora hidráulica. Aspectos técnicos e econômicos. Escavadoras contínuas. Equipamentos auxiliares. Escarificação.
  5. Transporte de minério a céu aberto. Características das vias de transporte. Seleção do equipamento. Dimensiona ¬mento.
  6. Transporte em sub-solo. Escolha entre mina com ou sem trilhos. Cálculo da via permanente. Equipamentos sobre pneus para trabalhos subterrâneos. Alçamento do minério do sub-solo à superfície. Equipamento para poços verticais e inclinados. Alçamento do minério do sub-solo à superfície. Equipamento para poços verticais e inclinados. Transportadores contínuos.
  7. Manutenção de equipamentos pesados. Controle ambiental das atividades de manutenção. Controle de emissões atmosféricas nas operações de carregamento e transporte.
  8. Planejamento da lavra a céu aberto: gerenciamento e atualização de dados geológicos; perfis verticais, secções horizontais, modelos de blocos e sub-blocos. Estimativa dos teores, aplicações geoestatisticas, variograma, Krigagem e simulação geoestatística. Avaliação de reservas.
  9. Planejamento da lavra a céu aberto: Teores econômicos e suas relações funcionais com as quantidades de estéreis a remover. Otimização do benefício e teor de corte. Determinação do limite final da cava.
  10. Modelagem e simulação da lavra. Programação de curto, médio e longo prazos. Sequenciamento de lavra. Integração com despacho e controle de frotas. Gestão de índices de produção. Reconciliação de lavra.
  11. Lavra em bancadas em maciço rochoso. Desenho geral da mina, altura das bancadas, vias de acesso, etc. Escolha e conciliação do equipamento. Utilização de britadores dentro da cava e sistemas de transporte contínuo. Posicionamento e orientação de rampas na cava.
  12. Lavra em tiras. Desenhos mais utilizados. Métodos e equipamentos para remoção e disposição de estéreis. Conciliação do equipamento. Recomposição da superfície.
  13. Lavra em placeres - Aluviões submersas: dragagem. Aluviões não submersas: desmonte hidráulico e bombeamento de polpas hete­rogêneas.
  14. Abertura e desenvolvimento de minas subterrâneas. Poços verticais, poços inclinados e rampas. Correlação com ­tipo e condições de jazimento, escala de produção e sistema de mineração escolhido.
  15. Método de lavra por pilar e salão. Dimensionamento de pilares. Recuperação de pilares.
  16. Lavra em sub-níveis com perfurações longas. Dimensionamento de salões e leques de perfuração.
  17. Métodos de armazenamento,  de corte e aterro e de realces emadeirados.
  18. Lavra por desabamento - desabamento de blocos e painéis, desabamento em sub-níveis. Método por frentes Longas.
  19. Seleção do método de lavra - condições de jazimento, escala de produção, produtividade e segurança.
  20. Engenharia ambiental em minas. Conceitos de segurança e higiene ocupacional. Agentes físicos (ruídos, vibrações, iluminação, conforto termo-corporal), agentes químicos (gases, aerosois). Noção de ergonomia. Equipamento de proteção individual. Sistema de controle de perdas e danos.
  21. Ventilação de minas. Ventilação natural, forçada, geral diluidora e local exaustora. Vazão de ar. Redes de ventilação. Solução numérica de redes: Métodos empírico e por programação linear. Seleção de ventiladores. Esquemas de ventilação.
  22. Controle e planejamento ambiental. Princípios e objetivos da avaliação de impacto ambiental. Aspectos legais. Diagnóstico ambiental, técnicas de previsão de efeitos e impactos, análise de riscos. Conteúdo de Estudos e Relatórios de Impacto ambiental (EIA/RIMA). Medidas controladoras e mitigadoras.
  23. Drenagem de minas. Hidrologia e sistemas de bombeamento de minas a céu aberto e subterrâneas.
  24. Métodos não convencionais de lavra. Lavra de depósitos por sondagens profundas. Métodos de drenagem e dissolução. Lavra extra-terrestre. Lavra de meteoritos.Sistemas “hot dry rock”.
  25. Governança corporativa no ciclo de planejamento de lavra: integridade dos dados e dos processos de planejamento; termos de referência; atribuição de responsabilidades; códigos internacionais de recursos e reservas minerais; relação com a Lei Sarbannes-Oxley; gerenciamento de cenários de lavra.

Disciplinas utilizadas no programa

PMI3220        Planejamento de Lavra de Minas

PMI3325        Lavra a Céu Aberto

PMI3301        Métodos de Lavra Subterrânea

PMI3236        Projeto de Lavra de Minas

PMI3813        Trabalho Prático de Campo

PMI3213        Escavação e Transporte na Mineração

PMI3101        Introdução à Engenharia Aplicada à Indústria Mineral

PMI5014        Projeto de Planejamento e Sequenciamento de Lavra

PMI5774        Gerenciamento de Projetos de Mineração

PMI5019        Simulação Condicional aplicada ao Planejamento de Lavra

PMI5020        Aplicação de sistemas ERP na Mineração

PMI5843        Análise de Sistemas Mineiros

 

11. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento do andamento do processo seletivo, por meio de acesso ao link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao  e às publicações no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12. O não comparecimento do candidato às provas programadas implicará automaticamente sua desistência do processo seletivo.

13. O relatório da Comissão de Seleção será apreciado pelo CTA da Escola Politécnica da USP, para fins de homologação, após exame formal.

14. A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/07/2018, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

15. Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

16. São condições de admissão:

I. Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP;

II. Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública;

III. No caso de candidato estrangeiro aprovado no processo seletivo e convocado para contratação, apresentar visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da EPUSP pelo telefone 11 3091 5225 ou por e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Edital Ep-002/2016 - Processo Seletivo PHA - Especialidade: "Poluição Ambiental"

Edital EP-002/2016 - EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido por Ad-referendum do Conselho Técnico-Administrativo em 12/01/2016, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 18/01/2016 a 16/02/2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1245090, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), por prazo determinado, em jornada de 12 horas semanais, recebendo o salário de R$1.795,81, junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, na especialidade “Poluição Ambiental”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), devendo o candidato apresentar:

I - documento de identificação (original e 1 cópia);

II - Curriculum Vitae (5 cópias);

III - prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

 § 1º - A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º - Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

- ministrar a disciplina:

·         HSA0108 – Controle da Poluição do Ar

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no período de 07 a 11 de março de 2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, sito a Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Agentes da Poluição no meio subterrâneo. Origens e caracterização.

2.     Poluição atmosférica e seus impactos sobre a saúde.

3.     Caracterização da qualidade das águas continentais e oceânicas.

4.     Transporte de fluidos miscíveis no meio subterrâneo. Modelos Aplicáveis.

5.     Transporte de poluentes no meio atmosférico.

6.     Origens, transporte e decaimento de poluentes na água.

7.     Tecnologia para reabilitação do meio subterrâneo.

8.     Monitoramento e controle da qualidade do ar.

9.     Monitoramento de qualidade da água.

10.  Prevenção e controle da poluição.

11.  Reaproveitamento, minimização e análise de ciclo de vida.

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PHA2218 – Introdução à Engenharia Ambiental

·         PHA2344 - Manejo de Recursos Naturais.

·         PHA2360 - Qualidade da Água.

·         PHA2460 - Decaimento e Mistura de Poluentes no Meio Ambiente.

·         PHA2551 - Remediação de Áreas Contaminadas.

·         PHA2548 – Uso Racional e Reuso da Água.

·         PHA2554 – Tecnologias e Monitoramento Ambiental.

·         HSA0108 – Controle da Poluição do Ar.

·         PEF2408 – Transporte de Poluentes em Solos e Maciços Rochosos.

·         PNV2351 – Poluição dos Oceanos: Avaliação, Controle e Prevenção.

·         PQI2535 – Prevenção da Poluição.

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2016, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

·         Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

·         Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email  

Edital Ep-001/2016 - Processo Seletivo PHA - Especialidade: "Hidráulica Geral"

Edital EP-001/2016 - EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido por Ad-referendum do Conselho Técnico-Administrativo em 12/01/2016, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 18/01/2016 a 16/02/2016, das 9 às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1245082, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), por prazo determinado, em jornada de 12 horas semanais, recebendo o salário de R$1.795,81, junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, na especialidade “Hidráulica Geral”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), devendo o candidato apresentar:

I - documento de identificação (original e 1 cópia);

II - Curriculum Vitae (5 cópias);

III - prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

 § 1º - A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º - Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se, com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

- ministrar as disciplinas:

·         PHD2303 – Hidráulica Geral I

·         PHD2304 – Hidráulica Geral II

·         PHD2305 – Hidráulica Geral III

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no período de 07 a 11 de março de 2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 horas às 16 horas, na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, sito a Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Escoamento Permanente e não Permanente em Canais.

2.     Ondas de Oscilação.

3.     Escoamento Permanente em Meios Porosos.

4.     Modelação Física em Hidráulica

5.     Escoamento Permanente e não Permanente em Condutos Forçados.

6.     Sistemas Elevatórios.

7.     Hidrossedimentologia Fluvial.

8.     Processos Litorâneos e Estuarinos.

9.     Modelação Matemática em Hidráulica.

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PHD0313 - Instalações e Equipamentos Hidráulicos I

·         PHD2218 - Introdução à Engenharia Ambiental 

·         PHD2307 - Hidrologia Aplicada

·         PHD2343 - Análise de Sistemas Ambientais     

·         PHD2344 - Manejo de Recursos Naturais         

·         PHD2360 - Qualidade da Água

·         PHD2411 - Saneamento I         

·         PHD2412 - Saneamento II        

·         PHD2443 - Tratamento de Águas de Abastecimento e Águas Residuárias

·         PHD2460 - Decaimento e Mistura de Poluentes no Meio Ambiente

·         PHD2530 - Gestão Ambiental de Obras Hidráulicas      

·         PHD2535 - Saneamento Ambiental      

·         PHD2537 - Águas em Sistemas Urbanos I

·         PHD2541 - Planejamento e Saúde Ambiental

·         PHD2542 - Gestão Ambiental

·         PHD2551 - Remediação de Áreas Contaminadas         

·         PHD2552 - Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais

·         PHD2416 - Barragens e Estruturas Hidráulicas

·         PHD2555 - Ecoeficiência na Indústria

·         PHD2538 - Gestão de Recursos Hídricos

·         PHD2303 - Hidráulica Geral I

·         PHD2304 - Hidráulica Geral II

·         PHD2305 - Hidráulica Geral III

·         PHD2308 - Hidrologia Ambiental

·         PHD2219 - Introdução à Engenharia Ambiental

·         PHD2415 - Portos, Obras Hidráulicas Fluviais e Marítimas

·         PHD2553 - Projeto e Operação de Sistemas de Reservatórios

·         PHD2442 - Saneamento I - Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotos Sanitários

·         PHD2441 - Saúde Ambiental

·         PHD2554 - Tecnologias de Monitoramento Ambiental

·         PHD2556 - Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

 ·        PHD2557 - Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Lodos de Estações de Tratamento

 ·         PHD2548 - Uso Racional e Reuso da Água

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2016, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

·         Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

·         Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Edital EP-002/2015 - Processo Seletivo -PRO - Especialidade “Economia da Prod. e Eng. Financeira.

Edital EP-002/2015 - EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em 12/03/2015, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 16/03/2015 a 14/04/2015, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1243195, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), recebendo o salário de R$1.674,98, junto ao Departamento de Engenharia de Produção, na especialidade “Economia da Produção e Engenharia Financeira”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia de Transportes, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 128 – Edifício José Otávio Monteiro de Camargo, devendo o candidato apresentar:

I - documento de identificação (original e 1 cópia);

II - Curriculum Vitae (5 cópias);

III - prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

 § 1º - A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º - Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

- ministrar as disciplinas:

·         PRO 2206 – Economia Geral

·         PRO 2208 – Economia

·         PRO 2303 – Introdução à Administração

·         PRO 2304 – Introdução à Gestão de Operações e Logística

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2015,              das 9h às 16h, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Produção, sito a              Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº 128 – Edifício José Otávio Monteiro de Camargo, para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Elementos de Microeconomia aplicados na Engenharia

2.     Elementos de Macroeconomia aplicados na Engenharia

3.     Fundamentos da contabilidade geral para Engenharia

4.     Contabilidade de Custos

5.     Custos para tomada de decisão

6.     Principais métodos de decisão na Engenharia Econômica

7.     Análise de investimentos, renovação e substituição de equipamentos produtivos

8.     Teorias da Administração

9.     Noções de estrutura organizacional

10.  Tipos de sistemas de produção: por processo produtivo e volume

11.  Arranjo físico

12.  Suprimentos e Administração de Materiais

13.  Gestão Estratégica da Manufatura

14.  Planejamento, programação e controle da produção e estoques

15.  Gestão da Qualidade

16.  Gestão da Produtividade

17.  Distribuição Física de produtos

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PRO 2206 – Economia Geral

·         PRO 2208 – Economia

·         PRO 2303 – Introdução à Administração

·         PRO 2304 – Introdução à Gestão de Operações e Logística

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e         até 31/12/2015, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Edital - 111/2013 - Titular “Topografia, Geodésia e Cartografia Aplicadas à Engenharia”.

ATENÇÃO

TENDO EM VISTA QUE AS INSCRIÇÕES DESSE CONCURSO SE ENCERRAM NO DIA 16 DE FEVEREIRO (DOMINGO) RECEBEREMOS AS INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE FEVEREIRO (SEGUNDA FEIRA).

 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE CARGO PARA PROFESSOR TITULAR, NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edital - EP/Concursos – 111/2013

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados, que de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 15/08/2013 estarão abertas, pelo prazo de 180 dias, no período de 21/08/2013 a 16/02/2014 de 2ª a 6ª feira das 9h às 11h e das 14h às 16h, as inscrições para provimento de um cargo de Professor Titular, referência MS-6, nº do cargo 222232, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, salário R$ 13.653,62, junto ao Departamento de Engenharia de Transportes, na área de Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais, especialidade: “Topografia, Geodésia e Cartografia Aplicadas à Engenharia”.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

1.         As inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 - Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior - Térreo, e no ato da inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica (formulário preenchido pelo Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:

I - memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

a)     Comprobatórios (UMA VIA):

a-1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;

a-2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias autenticadas;

II - Prova de que é portador do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido (original e uma cópia ou cópia autenticada);

III - Prova de quitação com o serviço militar (original e uma cópia ou cópia autenticada);

IV - Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (original e uma cópia ou cópia autenticada);

V - RG ou, no caso de candidato estrangeiro, RNE ou passaporte (original e uma cópia ou cópia autenticada);

Parágrafo 1º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidos nos incisos III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Parágrafo 2º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

1.1. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.

1.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio e internet;

1.3. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se no Diário Oficial do Estado a decisão em edital.

2 - Poderão inscrever-se candidatos portadores do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido, ou a juízo de dois terços dos Membros da Congregação, especialista de reconhecido valor, desde que não pertença a nenhuma categoria docente da USP (Artigo 80, parágrafo 1º do Estatuto da USP).

2.1. O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site do Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imesp.com.br

PROVAS:

3. O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e oitenta dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial.

3.1. A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.

3.2. As provas do concurso consistirão em:

I. Julgamento de Títulos;

II. Prova pública Oral de Erudição;

III. Prova pública de Argüição.

JULGAMENTO DE TÍTULOS

I - O julgamento dos títulos (artigo154 – Regimento Geral do USP), expresso mediante nota global, deverá refletir o mérito do candidato como resultado da apreciação do conjunto e regularidade de suas atividades, compreendendo:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

IV - atividade de formação e orientação de discípulos;

V - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

VI - diplomas e dignidades universitárias.

Parágrafo Único: No julgamento dos títulos deverão prevalecer as atividades desempenhadas nos cinco anos anteriores à inscrição.

Artigo 155 (Regimento Geral da USP) – Cada examinador, após análise dos títulos e da documentação comprobatória apresentada pelos candidatos, dará as notas, encerrando-as em envelope (lacrado).

Parágrafo único – Cada examinador elaborará parecer escrito circunstanciado sobre os títulos de cada candidato.

ORAL DE ERUDIÇÃO

II – A prova pública oral de erudição será realizada de acordo com o programa previsto neste edital, competindo à comissão julgadora decidir se o tema escolhido pelo candidato é pertinente ao programa, de acordo com o artigo 156, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo segundo: O candidato, em sua exposição, não poderá exceder a sessenta minutos.

Parágrafo terceiro: Ao final da apresentação, cada membro da comissão poderá solicitar esclarecimentos ao candidato, não podendo o tempo máximo, entre perguntas e respostas superar sessenta minutos.

Parágrafo quarto: Cada examinador, após o término da prova de erudição de todos os candidatos, dará a nota, encerrando-a em envelope (lacrado).

ARGÜIÇÃO

III – A prova pública de argüição constará de perguntas livres sobre o currículo do candidato e sobre assuntos ligados à especialidade em concurso, cada examinador terá no máximo de 30 minutos para perguntas, com tempo igual para resposta do candidato, admitindo-se o diálogo, caso em que o tempo total é de 60 minutos (Portaria – DIR – 048/96, 18/09/1996).

- Cada examinador, após o término da prova pública de argüição de todos os candidatos, dará a nota, encerrando-a em envelope (lacrado).

RESULTADO FINAL DO CONCURSO

4.         O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.

5.         Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.

6.         Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora.

7.         O empate de indicações será decidido pela Congregação, ao apreciar os relatórios da comissão julgadora, prevalecendo, sucessivamente, a média geral obtida, o maior título universitário e o maio tempo de serviço docente na USP.

8.   A Unidade encaminhará ao Reitor a proposta de nomeação do candidato indicado, nos dez subseqüentes à homologação do concurso.

COMISSÃO JULGADORA

9. A Comissão Julgadora será constituída por cinco membros indicados pela Congregação, por proposta do Conselho do Departamento, dos quais, no mínimo um e no máximo dois da própria Unidade.

10. Assegurada a presença de, no mínimo, três membros estranhos à Unidade, a composição das comissões julgadoras, para o cargo final da carreira, poderá ser indicado um docente aposentado da própria Unidade.

PROGRAMA

11. O programa objeto do concurso é o seguinte:

  1. DISCIPLINAS EM QUE SE BASEIA O PROGRAMA:

PTR-2201 “Informações Espaciais I” (Graduação);

PTR-2202 “Informações Espaciais II” (Graduação);

PTR-2562 “Monitoramento de Estruturas Técnicas Geodésicas e Análise Modal” (Graduação);

PTR-5003 “Fundamentos de Informações Espaciais”;

PTR-5005 “Evolução da Técnica Cartográfica”;

PTR-5754 “Modelagem Digital de Terrenos”;

PTR-5761 “Tópicos Avançados de Geodésia e Projeção Cartográfica”;

PTR-5776 “Fundamentos de Geodésia”;

PTR-5781 “Posicionamento Geodésico por Satélite e suas Aplicações em Engenharia” (GPS);

PTR-5782 “Métodos de Ajustamento em Geodésia e Topografia”;

PTR-5788 “Cartografia Digital”;

PTR-5792 “Tópicos Especiais de Ajustamento em Geodésia e Topografia”;

PTR-5797 “Geodésica Física”;

  1. PROGRAMA:
  2. Levantamentos topográficos: conceitos e técnicas. Equipamentos, precisão, aferição e calibração;
  3. Aplicações dos levantamentos: locação de projetos, cálculos de áreas e volumes;
  4. Nivelamento, modelos digitais de terreno e outras representações tridimensionais;
  5. Cartografia, escalas e utilização de mapas na engenharia. Sistemas de projeção com ênfase no UTM;
  6. Geodésia. Elipsóide. Redes geodésicas;
  7. Geóide e sistema de altitudes. Ondulações geoidais e suas aplicações.
  8. GNSS. Métodos de posicionamento e redes GNSS. Referenciais: astronômico, geodésico e cartesiano;
  9. Aplicações do GNSS. Técnicas de monitoramento de estruturas e rastreamento de veículos. Aplicações em Sistemas Inteligentes de Transportes;
  10. Fotogrametria e sensoriamento remoto orbital aplicados. Novos equipamentos: laser scan (terrestre e aerotransportado), LIDAR;

10. Métodos de ajustamento em geodésia e topografia.

ADMISSÃO

12. A admissão do candidato aprovado no RDIDP – Regime de Dedicação Integral à Docência dependerá de aprovação prévia da CERT.

13. O candidato indicado pela Comissão Julgadora deverá comparecer ao Serviço de Pessoal da Escola Politécnica da USP, para dar andamento a sua contratação.

14. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

Informações e normas pertinentes ao concurso acesse o site www.usp.br/normas (Regimento Geral da USP);

            Informações dos editais publicados acesse os sites:

 www.imesp.com.br ou www.poli.usp.br/noticias/concursosdocentes

            Contatos: e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


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