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Docentes - Finalizados


Edital Ep-002/2016 - Processo Seletivo PHA - Especialidade: "Poluição Ambiental"

Edital EP-002/2016 - EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido por Ad-referendum do Conselho Técnico-Administrativo em 12/01/2016, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 18/01/2016 a 16/02/2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1245090, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), por prazo determinado, em jornada de 12 horas semanais, recebendo o salário de R$1.795,81, junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, na especialidade “Poluição Ambiental”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), devendo o candidato apresentar:

I - documento de identificação (original e 1 cópia);

II - Curriculum Vitae (5 cópias);

III - prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

 § 1º - A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º - Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

- ministrar a disciplina:

·         HSA0108 – Controle da Poluição do Ar

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no período de 07 a 11 de março de 2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, sito a Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Agentes da Poluição no meio subterrâneo. Origens e caracterização.

2.     Poluição atmosférica e seus impactos sobre a saúde.

3.     Caracterização da qualidade das águas continentais e oceânicas.

4.     Transporte de fluidos miscíveis no meio subterrâneo. Modelos Aplicáveis.

5.     Transporte de poluentes no meio atmosférico.

6.     Origens, transporte e decaimento de poluentes na água.

7.     Tecnologia para reabilitação do meio subterrâneo.

8.     Monitoramento e controle da qualidade do ar.

9.     Monitoramento de qualidade da água.

10.  Prevenção e controle da poluição.

11.  Reaproveitamento, minimização e análise de ciclo de vida.

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PHA2218 – Introdução à Engenharia Ambiental

·         PHA2344 - Manejo de Recursos Naturais.

·         PHA2360 - Qualidade da Água.

·         PHA2460 - Decaimento e Mistura de Poluentes no Meio Ambiente.

·         PHA2551 - Remediação de Áreas Contaminadas.

·         PHA2548 – Uso Racional e Reuso da Água.

·         PHA2554 – Tecnologias e Monitoramento Ambiental.

·         HSA0108 – Controle da Poluição do Ar.

·         PEF2408 – Transporte de Poluentes em Solos e Maciços Rochosos.

·         PNV2351 – Poluição dos Oceanos: Avaliação, Controle e Prevenção.

·         PQI2535 – Prevenção da Poluição.

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2016, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

·         Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

·         Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email  

Edital Ep-001/2016 - Processo Seletivo PHA - Especialidade: "Hidráulica Geral"

Edital EP-001/2016 - EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido por Ad-referendum do Conselho Técnico-Administrativo em 12/01/2016, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 18/01/2016 a 16/02/2016, das 9 às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1245082, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), por prazo determinado, em jornada de 12 horas semanais, recebendo o salário de R$1.795,81, junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, na especialidade “Hidráulica Geral”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), devendo o candidato apresentar:

I - documento de identificação (original e 1 cópia);

II - Curriculum Vitae (5 cópias);

III - prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

 § 1º - A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º - Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se, com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

- ministrar as disciplinas:

·         PHD2303 – Hidráulica Geral I

·         PHD2304 – Hidráulica Geral II

·         PHD2305 – Hidráulica Geral III

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no período de 07 a 11 de março de 2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 horas às 16 horas, na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, sito a Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 - Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Escoamento Permanente e não Permanente em Canais.

2.     Ondas de Oscilação.

3.     Escoamento Permanente em Meios Porosos.

4.     Modelação Física em Hidráulica

5.     Escoamento Permanente e não Permanente em Condutos Forçados.

6.     Sistemas Elevatórios.

7.     Hidrossedimentologia Fluvial.

8.     Processos Litorâneos e Estuarinos.

9.     Modelação Matemática em Hidráulica.

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PHD0313 - Instalações e Equipamentos Hidráulicos I

·         PHD2218 - Introdução à Engenharia Ambiental 

·         PHD2307 - Hidrologia Aplicada

·         PHD2343 - Análise de Sistemas Ambientais     

·         PHD2344 - Manejo de Recursos Naturais         

·         PHD2360 - Qualidade da Água

·         PHD2411 - Saneamento I         

·         PHD2412 - Saneamento II        

·         PHD2443 - Tratamento de Águas de Abastecimento e Águas Residuárias

·         PHD2460 - Decaimento e Mistura de Poluentes no Meio Ambiente

·         PHD2530 - Gestão Ambiental de Obras Hidráulicas      

·         PHD2535 - Saneamento Ambiental      

·         PHD2537 - Águas em Sistemas Urbanos I

·         PHD2541 - Planejamento e Saúde Ambiental

·         PHD2542 - Gestão Ambiental

·         PHD2551 - Remediação de Áreas Contaminadas         

·         PHD2552 - Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais

·         PHD2416 - Barragens e Estruturas Hidráulicas

·         PHD2555 - Ecoeficiência na Indústria

·         PHD2538 - Gestão de Recursos Hídricos

·         PHD2303 - Hidráulica Geral I

·         PHD2304 - Hidráulica Geral II

·         PHD2305 - Hidráulica Geral III

·         PHD2308 - Hidrologia Ambiental

·         PHD2219 - Introdução à Engenharia Ambiental

·         PHD2415 - Portos, Obras Hidráulicas Fluviais e Marítimas

·         PHD2553 - Projeto e Operação de Sistemas de Reservatórios

·         PHD2442 - Saneamento I - Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotos Sanitários

·         PHD2441 - Saúde Ambiental

·         PHD2554 - Tecnologias de Monitoramento Ambiental

·         PHD2556 - Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

 ·        PHD2557 - Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Lodos de Estações de Tratamento

 ·         PHD2548 - Uso Racional e Reuso da Água

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2016, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

·         Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

·         Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Edital EP-002/2015 - Processo Seletivo -PRO - Especialidade “Economia da Prod. e Eng. Financeira.

Edital EP-002/2015 - EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em 12/03/2015, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 16/03/2015 a 14/04/2015, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1243195, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), recebendo o salário de R$1.674,98, junto ao Departamento de Engenharia de Produção, na especialidade “Economia da Produção e Engenharia Financeira”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia de Transportes, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 128 – Edifício José Otávio Monteiro de Camargo, devendo o candidato apresentar:

I - documento de identificação (original e 1 cópia);

II - Curriculum Vitae (5 cópias);

III - prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

 § 1º - A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º - Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

- ministrar as disciplinas:

·         PRO 2206 – Economia Geral

·         PRO 2208 – Economia

·         PRO 2303 – Introdução à Administração

·         PRO 2304 – Introdução à Gestão de Operações e Logística

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2015,              das 9h às 16h, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Produção, sito a              Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº 128 – Edifício José Otávio Monteiro de Camargo, para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Elementos de Microeconomia aplicados na Engenharia

2.     Elementos de Macroeconomia aplicados na Engenharia

3.     Fundamentos da contabilidade geral para Engenharia

4.     Contabilidade de Custos

5.     Custos para tomada de decisão

6.     Principais métodos de decisão na Engenharia Econômica

7.     Análise de investimentos, renovação e substituição de equipamentos produtivos

8.     Teorias da Administração

9.     Noções de estrutura organizacional

10.  Tipos de sistemas de produção: por processo produtivo e volume

11.  Arranjo físico

12.  Suprimentos e Administração de Materiais

13.  Gestão Estratégica da Manufatura

14.  Planejamento, programação e controle da produção e estoques

15.  Gestão da Qualidade

16.  Gestão da Produtividade

17.  Distribuição Física de produtos

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PRO 2206 – Economia Geral

·         PRO 2208 – Economia

·         PRO 2303 – Introdução à Administração

·         PRO 2304 – Introdução à Gestão de Operações e Logística

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e         até 31/12/2015, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Edital - 111/2013 - Titular “Topografia, Geodésia e Cartografia Aplicadas à Engenharia”.

ATENÇÃO

TENDO EM VISTA QUE AS INSCRIÇÕES DESSE CONCURSO SE ENCERRAM NO DIA 16 DE FEVEREIRO (DOMINGO) RECEBEREMOS AS INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE FEVEREIRO (SEGUNDA FEIRA).

 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE CARGO PARA PROFESSOR TITULAR, NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edital - EP/Concursos – 111/2013

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados, que de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 15/08/2013 estarão abertas, pelo prazo de 180 dias, no período de 21/08/2013 a 16/02/2014 de 2ª a 6ª feira das 9h às 11h e das 14h às 16h, as inscrições para provimento de um cargo de Professor Titular, referência MS-6, nº do cargo 222232, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, salário R$ 13.653,62, junto ao Departamento de Engenharia de Transportes, na área de Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais, especialidade: “Topografia, Geodésia e Cartografia Aplicadas à Engenharia”.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

1.         As inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 - Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior - Térreo, e no ato da inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica (formulário preenchido pelo Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:

I - memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

a)     Comprobatórios (UMA VIA):

a-1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;

a-2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias autenticadas;

II - Prova de que é portador do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido (original e uma cópia ou cópia autenticada);

III - Prova de quitação com o serviço militar (original e uma cópia ou cópia autenticada);

IV - Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (original e uma cópia ou cópia autenticada);

V - RG ou, no caso de candidato estrangeiro, RNE ou passaporte (original e uma cópia ou cópia autenticada);

Parágrafo 1º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidos nos incisos III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Parágrafo 2º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

1.1. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.

1.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio e internet;

1.3. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se no Diário Oficial do Estado a decisão em edital.

2 - Poderão inscrever-se candidatos portadores do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido, ou a juízo de dois terços dos Membros da Congregação, especialista de reconhecido valor, desde que não pertença a nenhuma categoria docente da USP (Artigo 80, parágrafo 1º do Estatuto da USP).

2.1. O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site do Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imesp.com.br

PROVAS:

3. O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e oitenta dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial.

3.1. A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.

3.2. As provas do concurso consistirão em:

I. Julgamento de Títulos;

II. Prova pública Oral de Erudição;

III. Prova pública de Argüição.

JULGAMENTO DE TÍTULOS

I - O julgamento dos títulos (artigo154 – Regimento Geral do USP), expresso mediante nota global, deverá refletir o mérito do candidato como resultado da apreciação do conjunto e regularidade de suas atividades, compreendendo:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

IV - atividade de formação e orientação de discípulos;

V - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

VI - diplomas e dignidades universitárias.

Parágrafo Único: No julgamento dos títulos deverão prevalecer as atividades desempenhadas nos cinco anos anteriores à inscrição.

Artigo 155 (Regimento Geral da USP) – Cada examinador, após análise dos títulos e da documentação comprobatória apresentada pelos candidatos, dará as notas, encerrando-as em envelope (lacrado).

Parágrafo único – Cada examinador elaborará parecer escrito circunstanciado sobre os títulos de cada candidato.

ORAL DE ERUDIÇÃO

II – A prova pública oral de erudição será realizada de acordo com o programa previsto neste edital, competindo à comissão julgadora decidir se o tema escolhido pelo candidato é pertinente ao programa, de acordo com o artigo 156, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo segundo: O candidato, em sua exposição, não poderá exceder a sessenta minutos.

Parágrafo terceiro: Ao final da apresentação, cada membro da comissão poderá solicitar esclarecimentos ao candidato, não podendo o tempo máximo, entre perguntas e respostas superar sessenta minutos.

Parágrafo quarto: Cada examinador, após o término da prova de erudição de todos os candidatos, dará a nota, encerrando-a em envelope (lacrado).

ARGÜIÇÃO

III – A prova pública de argüição constará de perguntas livres sobre o currículo do candidato e sobre assuntos ligados à especialidade em concurso, cada examinador terá no máximo de 30 minutos para perguntas, com tempo igual para resposta do candidato, admitindo-se o diálogo, caso em que o tempo total é de 60 minutos (Portaria – DIR – 048/96, 18/09/1996).

- Cada examinador, após o término da prova pública de argüição de todos os candidatos, dará a nota, encerrando-a em envelope (lacrado).

RESULTADO FINAL DO CONCURSO

4.         O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.

5.         Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.

6.         Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora.

7.         O empate de indicações será decidido pela Congregação, ao apreciar os relatórios da comissão julgadora, prevalecendo, sucessivamente, a média geral obtida, o maior título universitário e o maio tempo de serviço docente na USP.

8.   A Unidade encaminhará ao Reitor a proposta de nomeação do candidato indicado, nos dez subseqüentes à homologação do concurso.

COMISSÃO JULGADORA

9. A Comissão Julgadora será constituída por cinco membros indicados pela Congregação, por proposta do Conselho do Departamento, dos quais, no mínimo um e no máximo dois da própria Unidade.

10. Assegurada a presença de, no mínimo, três membros estranhos à Unidade, a composição das comissões julgadoras, para o cargo final da carreira, poderá ser indicado um docente aposentado da própria Unidade.

PROGRAMA

11. O programa objeto do concurso é o seguinte:

  1. DISCIPLINAS EM QUE SE BASEIA O PROGRAMA:

PTR-2201 “Informações Espaciais I” (Graduação);

PTR-2202 “Informações Espaciais II” (Graduação);

PTR-2562 “Monitoramento de Estruturas Técnicas Geodésicas e Análise Modal” (Graduação);

PTR-5003 “Fundamentos de Informações Espaciais”;

PTR-5005 “Evolução da Técnica Cartográfica”;

PTR-5754 “Modelagem Digital de Terrenos”;

PTR-5761 “Tópicos Avançados de Geodésia e Projeção Cartográfica”;

PTR-5776 “Fundamentos de Geodésia”;

PTR-5781 “Posicionamento Geodésico por Satélite e suas Aplicações em Engenharia” (GPS);

PTR-5782 “Métodos de Ajustamento em Geodésia e Topografia”;

PTR-5788 “Cartografia Digital”;

PTR-5792 “Tópicos Especiais de Ajustamento em Geodésia e Topografia”;

PTR-5797 “Geodésica Física”;

  1. PROGRAMA:
  2. Levantamentos topográficos: conceitos e técnicas. Equipamentos, precisão, aferição e calibração;
  3. Aplicações dos levantamentos: locação de projetos, cálculos de áreas e volumes;
  4. Nivelamento, modelos digitais de terreno e outras representações tridimensionais;
  5. Cartografia, escalas e utilização de mapas na engenharia. Sistemas de projeção com ênfase no UTM;
  6. Geodésia. Elipsóide. Redes geodésicas;
  7. Geóide e sistema de altitudes. Ondulações geoidais e suas aplicações.
  8. GNSS. Métodos de posicionamento e redes GNSS. Referenciais: astronômico, geodésico e cartesiano;
  9. Aplicações do GNSS. Técnicas de monitoramento de estruturas e rastreamento de veículos. Aplicações em Sistemas Inteligentes de Transportes;
  10. Fotogrametria e sensoriamento remoto orbital aplicados. Novos equipamentos: laser scan (terrestre e aerotransportado), LIDAR;

10. Métodos de ajustamento em geodésia e topografia.

ADMISSÃO

12. A admissão do candidato aprovado no RDIDP – Regime de Dedicação Integral à Docência dependerá de aprovação prévia da CERT.

13. O candidato indicado pela Comissão Julgadora deverá comparecer ao Serviço de Pessoal da Escola Politécnica da USP, para dar andamento a sua contratação.

14. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

Informações e normas pertinentes ao concurso acesse o site www.usp.br/normas (Regimento Geral da USP);

            Informações dos editais publicados acesse os sites:

 www.imesp.com.br ou www.poli.usp.br/noticias/concursosdocentes

            Contatos: e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Edital 158/2013 - Doutor PEF - "Teoria das Estruturas"

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DOUTOR, NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E GEOTÉCNICA

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edital - EP/Concursos – 158/2013

 

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão de 17/10/2013, estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, no período de 20/11/2013 a 17/02/2014, de segunda a sexta feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas, exceto feriados e pontos facultativos, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para o provimento de um cargo/claro nº 1238922, de Professor Doutor, em RTC, referência MS-3.1, salário R$ 4.041,44 (quatro mil e quarenta e um reais e quarenta e quatro centavos), junto ao Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica com base na especialidade "Teoria das Estruturas", que se regerá pelos artigos 44 a 48, do Regimento Interno da Escola Politécnica.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

  1. As inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 - Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior - térreo, e no ato da inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica (formulário preenchido pelo Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:

I - memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

a)                       Comprobatórios (UMA VIA):

a-1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;

a-2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias autenticadas ou cópias simples (os originais deverão ser apresentados na realização do concurso);

   a-3. O candidato deverá retirar os materiais comprobatórios ao final do concurso. Caso o material não seja retirado em até 15 dias corridos subsequentes a realização do concurso, esse será incinerado. O mesmo não se aplica a candidatos inscritos em editais que utilizarão o mesmo material.

II - prova de quitação com o serviço militar para candidatos de sexo masculino (cópia autenticada);

 III - título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia autenticada);

IV – RG ou documento com foto (cópia autenticada);

 V - prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido, ou de validade nacional (cópia autenticada). Não serão aceitos protocolos.

Parágrafo 1º - Os documentos referidos nos incisos II, III. IV e V devem ser autenticados em cartório. Aos candidatos que não pertencem ao quadro de funcionários da USP, no ato da inscrição, não serão aceitas cópias simples dos documentos.

Parágrafo 2º - Os docentes e funcionários técnicos e administrativos em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos II e III, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial e poderão entregar cópia simples dos demais documentos.

Parágrafo 3º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos II, III e IV, devendo apresentar cópia das páginas de identificação do passaporte, ou outro documento previsto na legislação.

Parágrafo 4º - No ato da inscrição, o candidato estrangeiro poderá manifestar por escrito a intenção de realizar as provas, na língua inglesa, nos termos do § 8º do artigo 135 do Regimento Geral. Os conteúdos das provas realizadas nas línguas inglesas e portuguesas serão idênticos.

1.1. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.

1.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio e internet;

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se no Diário Oficial do Estado a decisão em edital.

2.1. O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site do Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imesp.com.br

PROVAS:

3. O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial.

3.1. A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.

3.2. O candidato que se apresentar depois do início dos trabalhos ou de qualquer prova do concurso, na primeira ou na segunda fase, estará automaticamente excluído do concurso público, não sendo admitida qualquer tolerância.

3.3. As provas constarão de:

I – Julgamento do memorial com prova pública de arguição;

II - Prova didática;

III - Prova escrita.

4. JULGAMENTO DO MEMORIAL

O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo 1º - No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV - atividades profissionais;

V - diplomas e dignidades universitárias.

5. DIDÁTICA

A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o programa deste edital, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo Primeiro - O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

Parágrafo Segundo - O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

Parágrafo Terceiro - O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

Parágrafo Quarto – A aula deverá ser em nível de graduação.

6.     ESCRITA

A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art. 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.

I - a comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;

II - sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;

III - durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;

IV - as anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;

V - a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, ao se abrir à sessão;

VI - cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente.

Parágrafo Único - O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

VII - O candidato poderá usar computador nesta prova, ficando a critério da Comissão Julgadora do Concurso. A CPU será verificada, conforme determina a Circ.SG/Co/70, de 5/09/2001, e documento aprovado pela Egrégia Congregação em 28/02/2002.

RESULTADO FINAL DO CONCURSO

 

6.    O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.

7.    Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.

8.    Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora.

9.    O empate de indicações será decidido pela Congregação, ao apreciar os relatórios da comissão julgadora, prevalecendo, sucessivamente, a média geral obtida, o maior título universitário e o maio tempo de serviço docente na USP.

10. A proposta de nomeação do candidato será encaminhada ao Reitor, nos vinte dias subsequentes à homologação do concurso pela Congregação.

COMISSÃO JULGADORA

11. A Comissão Julgadora será constituída por cinco membros indicados pela Congregação, por proposta do Conselho do Departamento.

§ 1º - Os membros da comissão julgadora deverão possuir título acadêmico igual ou superior ao do candidato de maior titulação.

§ 2º - Dentre os membros da comissão, pelo menos um e no máximo dois deverão pertencer ao Departamento.

PROGRAMA

 

12. O programa do concurso é o seguinte:

PEF‑2201 – RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS E ESTÁTICA DAS CONSTRUÇÕES I

1.    Tensões e deformações. Lei de Hooke. Hipótese de Navier.

2.    Tração e compressão simples. Estruturas hiperestáticas.

3.    Corte.

4.    Flexão simples normal. Tensões normais e tangenciais. Deformações na flexão: linha elástica de barras retas. Variação de temperatura e recalques de apoio.

PEF‑2301 – RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS E ESTÁTICA DAS CONSTRUÇÕES II

1.    Flexão. Estruturas hiperestáticas. Vigas contínuas.

2.    Torção. Seções circulares e anulares. Seções unicelulares. Estruturas hiperestáticas.

3.    Solicitações combinadas. Flexão oblíqua e flexão composta. Material não-resistente à tração.

4.    Estado duplo de tensão.

5.    Noções sobre estado triplo de tensão.

6.    Introdução à energia de deformação.

7.    Introdução aos critérios de resistência. Fraturamento e fadiga.

8.    Introdução à não‑linearidade geométrica. Flexão composta de barras esbeltas. Flambagem.

9.    Noções sobre a segurança das estruturas.

PEF-2302 – MECÂNICA DAS ESTRUTURAS I

1.    Análise matricial de estruturas pelo método dos deslocamentos: sistematização, modelagem e interpretação dos resultados.

2.    Introdução à Teoria da Elasticidade.

3.    Introdução ao Método dos Elementos Finitos: sistematização, modelagem e interpretação dos resultados.

PEF-2401 – MECÂNICA DAS ESTRUTURAS II

1.    Teorema dos deslocamentos virtuais. Método dos deslocamentos.

2.    Teorema dos esforços virtuais. Método dos esforços.

3.    Teorema da energia potencial total. Primeiro Teorema de Castigliano.

4.    Teorema da energia potencial total complementar. Segundo Teorema de Castigliano. Teorema de Menabrea.

5.    Introdução à Teoria da Plasticidade. Análise limite.

6.    Introdução à Dinâmica das Estruturas: sistemas com um e vários graus de liberdade. Aplicações a estruturas de barras.

PEF-5726 – INSTABILIDADE ELÁSTICA DAS ESTRUTURAS

1.    Flambagem de estruturas de barras.

2.    Flambagem de arcos.

3.    Instabilidade por pontos limites.

4.    Flambagem torcional. Flambagem lateral.

5.    Flambagem de chapas.

6.    Flambagem de cascas.

7.    Sensibilidade de cargas críticas a imperfeições.

PEF-5753 – TEORIA DA ELASTICIDADE

1.    Introdução.

2.    Teoria da Elasticidade no plano.

3.    Estudo das chapas em coordenadas cartesianas.

4.    Estudo das chapas em coordenadas polares.

5.    Teoria da Elasticidade a três dimensões.

6.    Torção

7.    Problemas axi‑simétricos.

8.    Estudo das placas. Equações fundamentais.

9.    Placas retangulares.

10. Placas circulares.

PEF-5762 – MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

1.    Discretização e elementos finitos.

2.    Método dos deslocamentos. Equações fundamentais.

3.    Estados planos de tensão e de deformação.

4.    Estudo das placas.

5.    Estudo das cascas.

6.    Estruturas maciças.

(Versão em inglês do Programa do Concurso)

 

PEF2201 – Strength of Materials I

1.    Stress and strain.  Hooke´s law.  Navier´s hypothesis.

2.    Tension and compression.  Statically indeterminate structures.

3.    Shear.

4.    Normal bending. Normal and shear stresses. Bending deflections of simple beams. Temperature variations and support displacements.

PEF2301 – Strength of Materials II

5.    Bending. Statically indeterminate structures. Continuous beams.

6.    Torsion. Circular and ring sections.  Unicellular sections. Statically indeterminate structures.

7.    Combined internal forces and moments. Oblique bending and combined bending.  Non- resistant material to traction.

8.    Two dimensional state of stress.

9.    Three dimensional state of stress.

10. Introduction to strain energy.

11. Introduction to strength criteria. Fracture and fatigue.

12. An introduction to geometric nonlinearity. Combined bending of slender bars. Buckling.

13.  Fundamentals on structural safety.

PEF2302 – Mechanics of Structures I

1.    Matrix structural analysis by the displacement method:  systematization, modeling and interpretation of the results.

2.    Introduction to the Theory of Elasticity.

3.    Introduction to the Finite Element Method:  systematization, modeling and interpretation of the results.

 

PEF2401 – Mechanics of Structures II

1.    Theorem of virtual displacements. Displacement method.

2.    Theorem of virtual forces. Force method.

3.    Theorem of total potential energy. First theorem of Castigliano.

4.    Theorem of complementary total potential energy.  Second theorem of Castigliano.  Theorem of Menabrea.

5.    An introduction to the Theory of Plasticity.  Limit Analysis.

6.    An Introduction to structural dynamic systems with one and several degrees of freedom. Applications to framed structures.

PEF5726 – Elastic Instability of Structures

1.    Buckling of framed structures.

2.    Buckling of arches.

3.    Instability by limit points.

4.    Torsion buckling.  Lateral buckling.

5.    Plate buckling.

6.    Shell buckling.

7.    Sensitivity of critical loads to imperfections.

PEF5753 – Theory of Elasticity

1.    Introduction.

2.    Plane stress and plane strain.

3.    Two dimensional problems in Cartesian coordinates.

4.    Two dimensional problems in polar coordinates.

5.    Three dimensional theory of elasticity.

6.    Torsion.

7.    Axisymmetric problems.

8.    Plates.  Fundamental equations.

9.    Rectangular plates.

10. Circular plates.

 

PEF-5762 – The Finite Element Method

1.    Discretization and finite elements.

2.    Displacement methods. Fundamental equations.

3.    Plain stress and plane stress.

4.    Plates.

5.    Shells.

6.    Massive structures.

ADMISSÃO

13. A admissão do candidato aprovado no RTC – Regime de Turno Completo dependerá de aprovação prévia da CERT.

14. O candidato indicado pela Comissão Julgadora deverá comparecer ao Serviço de Pessoal da Escola Politécnica da USP, para dar andamento a sua contratação.

15. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprovação em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME, nos termos do art. 47, VI da Lei nº 10.261/68.

16. O candidato estrangeiro aprovado no concurso e indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse se apresentar visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

17. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação dos candidatos aprovados.

Informações e normas pertinentes ao concurso acesse o site www.usp.br/normas (Regimento Geral da USP);

Informações dos editais publicados acesse o site www.imesp.com.br

Contatos: e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


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