Início Comunicação Poli 120 anos

Assita no IPTV:
 • Versão completa
 • Versão resumida

Sessão Solene para Outorga de Título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Célio Taniguchi

Sindicato dos Engenheiros de São Paulo fará homenagem aos 120 anos da Poli/USP

Cerimônia será realizada no dia 15 de maio na sede do

Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

O Sindicato dos Engenheiros de São Paulo realizará, no dia 15 de maio de 2013, às 19h, uma cerimônia de homenagem aos 120 anos da Escola Politécnica da USP, instituição fundada em 1893, e incorporada à Universidade de São Paulo em 1934. Estarão presentes na cerimônia o Presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, o ex-reitor da USP, professor Hélio Guerra, e o diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Cardoso.

Segundo o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, é uma honra para a instituição poder prestar uma homenagem aos 120 anos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. “Além de referência de excelência no ensino de engenharia, a instituição é um símbolo para nossa categoria. Também nos enche de orgulho contar com o seu diretor, professor José Roberto Cardoso, como coordenador do Conselho Tecnológico do nosso sindicato, o que tem valorizado muito as iniciativas desse fórum.”

O evento será realizado no auditório da sede do SEESP, que fica na Rua Genebra, 25, 1º andar, São Paulo – SP. Outras informações pelo telefone (11)3113-2610 e pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

A Escola Politécnica foi a primeira Instituição de Ensino criada por uma Lei Estadual no Estado de São Paulo, a Lei n. 191, de 24 de agosto de 1893. Em 2013 estão programadas uma série de homenagens à Escola. Confira a programação no link http://www.poli.usp.br/comunicacao/120-anos.

Poli/USP realiza exposição sobre os 120 anos de sua história

Até o dia 14 de junho, mostras itinerantes com diferentes temas ficarão expostas nos prédios da instituição

A Escola Politécnica da USP realiza, até 14 de junho, uma exposição sobre os 120 anos de história da instituição, fundada em 1893. A mostra pode ser conferida nos prédios do Biênio, da Administração da Poli e nos prédios da Engenharia Civil e Elétrica. Segundo um dos idealizadores da exposição, Jorge Pimentel Cintra, “esses eventos são uma contribuição para despertar nos alunos, professores, funcionários e público em geral, o interesse e destacar a importância de conhecer a História da Escola”. A exposições apresenta fotografias, quadros e informações relacionados aos 120 anos.

As exposições “A criação da Cidade Universitária da USP e a implantação da Escola Politécnica no novo campus”, “O Aeroclube Politécnico de Planadores, a Escola Politécnica e o IPT na Cidade Universitária” e “A Escola Politécnica no Bairro da Luz Laboratórios e Cursos antigos da Escola Politécnica” retratarão a história da Escola por meio dos pôsteres, e foram desenvolvidos pelos professores da Escola Jorge Pimentel Cintra e Henrique Lindenberg.

A Poli, como é mais conhecida a Escola Politécnica da USP, iniciou suas atividades em 1893, com os cursos de Engenharia Industrial, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e o Curso Anexo de Artes Mecânicas. Desde sua fundação, a Poli foi celeiro de alunos e professores ilustres, dentre os quais alguns dos maiores nomes da engenharia e da ciência do País, como Adolfo Lutz, Vital Brasil, Francisco Ramos de Azevedo, Luiz de Anhaia Mello, Luiz Cintra do Prado,Telêmaco Van Langendock, entre outros.

A exposição faz parte do evento cultural promovido pela direção da Poli/USP todos os anos, o “Arte e Cultura na Poli”, que já está na sua 7ªedição, e é coordenada pelos professores Witold Zmitrowicz, Henrique Lindenberg, Selma Melnikoff e Jorge Cintra.

Exposição Itinerante do Arte e Cultura na Poli

de 15 de abril a 15 de junho de 2013