Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte


Eleições de representantes discentes no depto. de Engenharia de Transportes será realizada em 26/11

Eleição para representantes discentes na Escola Politécnica da USP

CCP do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes - PPGET

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.357, publicada no D.O.E. de 19.09.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de pós-graduação junto à Comissão de Coordenação de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes - PPGET -  da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A eleição será realizada no dia 26.11.2018, das 9 às 14 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Última atualização em Qua, 19 de Setembro de 2018 10:12
 

Conheça os representantes dos alunos eleitos no Departamento de Engenharia Química

Eleições Discentes do Departamento de Engenharia Química da EPUSP:

Informamos o resultado das eleições para escolha dos representantes discentes de graduação junto ao Conselho do Departamento e à Comissão Coordenadora de Cursos do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, realizada por meio de votação eletrônica em 17/09/2018, conforme a Portaria nº 2340 de 10/08/2018:

Chapa eleita para o Conselho de Departamento:

  • Julia Mariotto Prado (titular) e João Henrique de Lima Noronha (suplente).

Chapa eleita para a Comissão de Coordenação de Curso:

  • João Henrique de Lima Noronha (titular) e Bruno Roberto Santos Macedo (suplente).

Os mandatos terão início após a validação do processo eleitoral pela Procuradoria Geral da USP.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

Para realizar descarte adequado de resíduos, Poli-USP participa de Operação Cata Bagulho

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) participará, entre 2 e 4 de outubro, da Campanha Cata Bagulho, que tem a finalidade de coletar materiais que perderam as condições de uso, como móveis, objetos quebrados, madeiras e metais em desuso, garantindo sua destinação final ambientalmente adequada, para evitar que estes insumos poluam vias e áreas comuns do campus. A ação será coordenada pelo Programa Poli Recicla, que realiza a gestão dos resíduos na Escola, e viabilizará o descarte de bens despatrimoniados, ou seja, aqueles que não estão mais registrados como patrimônio da USP.

Não podem ser descartados na operação os bens patrimoniados, materiais recicláveis ou que podem ser reutilizados, resíduos eletro-eletrônicos, equipamentos de telefonia, restos vegetais e de terra, resíduos químicos e de construção civil (entulho).


A programação seguirá o cronograma disponível no link, das 9h às 11h30, e das 12h45 às 15h. Os locais onde ficarão as caçambas no campus da Cidade Universitária podem ser acessados aqui. Para tirar dúvidas ou pedir informações, entre em contato com o Poli Recicla pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou com Camila Marinho, pelo ramal 3091-5517.

 

Professores da Poli-USP contribuem com livro sobre gestão urbana e sustentabilidade

Na última quinta-feira, dia 13 de setembro, foi realizado o lançamento do livro "Gestão Urbana e Sustentabilidade", publicado pela Editora Manole e organizado pelos professores da USP, Arlindo Philippi Jr. e Gilda Collet Bruna. “O livro foi desenvolvido sob concepção e perspectiva interdisciplinar, e contempla diversas áreas do conhecimento, envolvendo ciências sociais e humanas, em conjunto com outras ciências como as da engenharia relacionadas com a complexidade das questões urbanas e seus desafios”, explica o professor Alex Kenya Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que junto à engenheira Iara Negreiros escreveu o capítulo "Normalização técnica para cidades e comunidades sustentáveis".

O livro contou com a participação de vários docentes da Poli-USP. Os professores Lineu Belico dos Reis e Aquiles Baesso Grimoni, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação (PEA), e José Sidnei Colombo Martini, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS), foram os autores do capítulo "Energia na gestão urbana sustentável"; a professora Eliane Monetti, do Departamento de Engenharia de Construção Civil, é autora do capítulo "O impacto da ação imobiliária e seu entorno". Outras informações sobre o livro podem ser obtidas no site da editora www.manole.com.br.

 

Poli Recicla realiza treinamento com equipe de limpeza

A equipe do Programa Poli Recicla, que atua na gestão de resíduos da Escola Politécnica da USP desde 2006, realizou um treinamento para a equipe de limpeza da empresa PLURI, nos dias 11 e 12 de setembro, a fim de reorientá-los sobre o gerenciamento dos resíduos gerados na Escola, visando à destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados e à segurança dos funcionários.

A gestora do Programa, Camila Marinho, explica que a Poli-USP possui uma visão clara da sua responsabilidade para com a cultura sustentável, e está comprometida para o desenvolvimento de boas práticas de atuação relacionada aos resíduos. “Este cenário impõe uma atuação mais pró-ativa da Escola na gestão de seus resíduos”.

O treinamento durou cerca de duas horas, contou com dinâmicas que envolviam a participação da equipe, tornando o evento mais interativo. “Além das orientações passadas, esclareceu-se dúvidas e foram ouvidas sugestões, além de casos recorrentes na rotina de trabalho. Ao final, foram distribuídos certificados de participação àqueles que estavam presentes”, detalha Camila.

 

Última atualização em Sex, 14 de Setembro de 2018 16:59
 

Inscrições abertas para processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes

Estão abertas, até 24 de outubro, as inscrições para o processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes para 2019. O edital está disponível no link.

A inscrição é online e os documentos obrigatórios para a inscrição serão solicitados no formulário, por isso é necessário digitaliza-los. Caso encontre algum problema no preenchimento do formulário, entre em contato pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

As provas da primeira fase estão agendadas para o dia 12 de novembro, das 9h às 13h. O local do exame será publicado em breve. Dúvidas, favor encaminhar para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , colocando no assunto: “Dúvida sobre o Processo Seletivo”.

Outras informações no link.

 

Meios Eletrônicos para Solução de Conflitos será tema de palestra na Poli-USP no dia 20 de setembro

No próximo dia 20, acontecerá no IEA-USP a "II Jornada Meios Eletrônicos para Solução de Conflitos", organizado pelo Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CEST), localizado na Escola Politécnica.

No evento, será discutido como substituir os processos judiciais existentes por meios alternativos de solução de conflitos contando com o apoio de soluções tecnológicas. Pela apresentação de casos de sucesso, pretende-se mostrar que essa abordagem torna os processos mais simples, rápidos, com menor custo e muito mais acessíveis tanto para o cidadão comum quanto para a iniciativa privada e o governo. 

A lista de palestrantes inclui professores de engenharia da USP, um representante da IBM, consultores jurídicos, entre outros profissionais da área de mediação de conflitos. Será apresentado como a inteligência artificial está sendo utilizada na área de resolução de conflitos, como as empresas estão utilizando a tecnologia em seus departamentos jurídicos, entre outros temas.

O seminário é gratuito e acontecerá a partir das 9h no IEA. Qualquer um que esteja interessado no tema está convidado.

O link para inscrição é https://doity.com.br/resolucao-de-conflitos.

Outras informações podem ser obtidas no site do CEST: http://www.cest.poli.usp.br/pt/meios-eletronicos-solucao-conflito-2/

 


Página 1 de 23