A Escola Politécnica da USP realizou, na última sexta-feira, dia 12 de agosto, a 1ª Visita Monitorada da Poli Santos, no prédio do Colégio Cesário Bastos. O local abriga, desde 2012, o curso de graduação em Engenharia de Petróleo da Poli-USP, e também uma linha de pós-graduação. O evento foi direcionado aos estudantes de ensino fundamental II e ensino médio das escolas públicas e privadas da baixada santista, e o objetivo do evento foi divulgar o curso de Engenharia de Petróleo da Poli Santos e as diversas engenharias da Escola Politécnica.

Alunos e professores recepcionaram os visitantes, que puderam conhecer os laboratórios do campus, tiveram contato com algumas atividades de campo da engenharia, e também participaram de bate-papo com docentes da Poli, tanto sobre o curso de engenharia, quanto sobre a atuação profissional.

As fotos do evento estão disponíveis no link.

Perto de casa

Muitos estudantes tem que se mudar para a capital ou para o interior para cursar a USP ou outras universidades públicas estaduais ou federais. No caso da estudante, Miriam Wieczorek, que hoje cursa o 3º ano de graduação em Engenharia de Petróleo, foi diferente. Ela se mudou de Brasília para Santos em 2011, com a sua família, devido a uma mudança de emprego do seu pai. Ela aproveitou que mora na cidade para fazer o curso que já se interessava, e ingressou na Poli-USP em 2014. “Estudar em Santos é bom pra mim por que, além de estar perto dos meus pais e não ter que pagar aluguel, o próprio campus parece ter dado muitas oportunidades pros alunos”. Miriam ressalta que, por ser um campus com um número menor de estudantes, os professores conhecem pessoalmente os alunos e reconhecem o esforço de cada um. A estudante já foi monitora de uma disciplina, está concluindo uma iniciação científica, e foi presidente do Capítulo Estudantil da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo, que recebeu um reconhecimento internacional (https://www.poli.usp.br/pt/comunicacao/noticias/1982-alunos-de-engenharia-petroleo-da-poli-usp-recebem-reconhecimento-internacional.html). E ela não para por aí, este ano quer participar da Empresa Junior da Poli Santos, e dar aulas no Cursinho Atuamente, voltado a estudantes de baixa renda. “São atividades bem legais que começaram recentemente”, explica.

Ingresso

O professor da Poli-USP e um dos organizadores do evento, Ricardo Cabral de Azevedo, ressalta que esta é uma excelente oportunidade para os vestibulandos conhecerem as formas de ingresso na Escola Politécnica, já que a partir deste ano serão oferecidas 10% das vagas por meio do SISU, que utiliza a nota do Enem. A Escola Politécnica oferece, anualmente, 50 vagas para o curso de Engenharia de Petróleo. Destas, 6 vagas serão oferecidas pelo SISU, e 44 pela Fuvest. Leia mais sobre a utilização do SISU na Poli-USP no link https://www.poli.usp.br/pt/comunicacao/noticias/1976-poli-usp-define-distribuicao-de-vagas-pelo-sisu.html

1ª Visita Monitorada da Poli Santos

Data e horário: 12 de agosto de 2016, das 8h às 17h