Início Comunicação Notícias Poli ampliará capacidade de laboratório multiusuário

Poli ampliará capacidade de laboratório multiusuário

Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) vai ter novos equipamentos para caracterização de materiais por meio de projeto aprovado em edital da Finep

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) teve o projeto de ampliação da capacitação da Facility Multiusuário do Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) aprovado em edital da Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC). Serão cerca de R$ 6 milhões em recursos para infraestrutura e bolsas. O projeto é coordenado pelo professor Henrique Kahn, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Poli. A USP, como um todo, teve nove projetos aprovados no edital 02/2016 – Centros Nacionais Multiusuários da Finep.

O projeto tem por objetivo fortalecer a facility multiusuário do LCT, por meio de melhoria e ampliação de sua capacitação de infraestrutura para atuação como centro nacional multiusuário na caracterização de materiais, matérias primas minerais, produtos de processamento industrial e resíduos, além de outras áreas nas quais possa auxiliar em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresas e ICTs.

“Este fortalecimento se dará pela incorporação de novas técnicas analíticas, de elevada sinergia e complementares àquelas já existentes, e substituição de equipamentos obsoletos”, explica o professor Kahn. Segundo ele, a ampliação da capacitação contribuirá para maior abrangência de suas atividades em atendimentos multiusuários e multiclientes, para suporte e aprimoramento de ferramentas de gestão, para formação e fixação de pessoal qualificado e ampliação da atuação e eficiência da facility, fomentando a realização de pesquisas multi e interdisciplinares, promovendo maior interação e cooperação entre distintos grupos de pesquisa.

“O LCT conta com expressiva infraestrutura analítica e recursos humanos para atuação na área de caracterização de matérias-primas minerais e materiais em geral e destaca-se como facility multiusuário em apoio a atividades acadêmicas de várias unidades da USP e outras universidades desde meados da década de 1990”, lembra.

O Laboratório apoia pesquisas de uma rede que abrange mais de 50 instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e 500 pesquisadores. As principais áreas de atuação são Engenharias (Minas, Petróleo, Metalúrgica, Materiais, Civil, Ambiental, Mecânica, Química e Eletrônica), Ciência Dos Materiais, Geologia, Oceanografia, Agronomia, Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas e Arqueometria, dentre outras.

O projeto Finep prevê a aquisição de um novo difratômetros de raios X, como atualização de equipamento adquirido em 1997 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), aquisição de microfluorescência de raios X, de sistema de análise térmica com trocador automático de amostras e de equipamento de análise de área de superfície específica e de distribuição de tamanho de poros considerado, adicionalmente estão previstas a atualização do microtomógrafo de raios X de alta resolução Versa 510 para versão Versa 520 e do sistema de microanálise de EDS/WDS. Todos os equipamentos são usados para caracterização de materiais.

Além da aquisição e atualização de equipamentos de médio/grande porte, o projeto contempla ainda a aquisição de peças de reposição para operação de equipamentos existentes no LCT, assim como o custeio de mão de obra para manutenção de equipamentos e a contratação de pessoal e de bolsistas para a operação da facility.

“Os usuários da facility serão beneficiados pela ampliação de capacitação instrumental e de pessoal e também pela redução dos valores para a comunidade acadêmica, uma vez que os custos operacionais suportados pelo projeto Finep serão revertidos em benefício desta”, finaliza o professor. O plano de gestão e compartilhamento do uso de equipamentos e os procedimentos gerais podem ser acessados diretamente na página do LCT na internet. Para mais informações, basta entrar em contato com o LCT pelo telefone (11) 3091 5151, e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou visitando diretamente as instalações.