Início Comunicação Notícias Professor Marcelo Massarani assume Diretoria Acadêmica da Assoc. Brasileira de Engenharia Automotiva

O professor Marcelo Massarani, integrante do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), assumiu este mês o cargo de Diretor Acadêmico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) na gestão 2017-2018. Ele foi convidado pela nova presidência da entidade para ocupar o posto. Docente do Departamento de Engenharia Mecânica, Massarani possui graduação, mestrado e doutorado em Engenheira Mecânica pela Poli-USP. Tem grande experiência na área de projeto e simulação de sistemas mecânicos, com ênfase nas aplicações automotivas, e em Engenharia e Análise do Valor. Já ocupou a diretoria da AEA entre 2013 e 2014.

O professor Massarani também é o coordenador da 25ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA 2017, promovido pela AEA, que será realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). Trata-se do maior simpósio técnico do setor automotivo nacional, que recebe tradicionalmente cerca de 1.200 participantes.

Este ano, o SIMEA discutirá o tema “As inovações da indústria automotiva para a sociedade” e apresentará os painéis “Novas políticas industriais para o setor” e “O veículo das próximas gerações”, e as palestras “Utilização da tecnologia na mobilidade” e “O futuro da mobilidade urbana”, além de 60 trabalhos técnicos.

“Definimos por um tema bastante abrangente, com foco para os benefícios à sociedade, porque o produto autoveículo passa por momentos cruciais tanto do ponto de vista mercadológico como de aceitação por parte dos novos consumidores, enquanto a indústria automotiva procura incessantemente por soluções tecnológicas e contribuição efetiva na mobilidade urbana”, diz o professor Massarani, coordenador do SIMEA 2017.

A AEA é reconhecida pela ampla oferta de cursos, workshops, eventos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. A Entidade atua há mais de 30 anos como fórum neutro de debate sobre questões estratégicas do setor, com o envolvimento da indústria automotiva, órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa. A agenda 2017 está disponível em http://www.aea.org.br