Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Semana de recepção de calouros da Poli fica entre as melhores da USP

Semana de recepção de calouros da Poli fica entre as melhores da USP

A Poli-USP ficou atrás apenas da Semana de Recepção da Esalq

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) ficou com o segundo lugar no Troféu Recepção Legal, premiação da Pró-Reitoria de Graduação da USP que homenageia as unidades que fizeram as melhores recepções aos seus calouros, na programação que marca o início do ano letivo. Este ano, a semana foi realizada entre os dias 6 e 10 de março, e teve a campanha “Vamos comemorar juntos”, reforçando que a violência não faz parte da recepção.

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Durante a primeira semana do ano letivo, as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

O professor Augusto Camara Neiva, Presidente da Comissão do Ciclo Básico e que coordenou o evento na Poli, explica que a Semana é o início de um processo de acolhimento do aluno ingressante. “Um início que poderá ter momentos marcantes para uma parcela ampla dos estudantes”, ressalta. Neste sentido, a Semana de Recepção representa uma grande ação coordenada para apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da unidade.

O docente ressaltou que a organização da Recepção não é um trabalho centralizado, mas conta com a soma de diversas atividades independentes, sejam elas da diretoria, dos 15 Departamentos da Escola e das organizações estudantis. Neste ano, os calouros puderam visitar as instalações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que foi originado na Poli e hoje presta diversos tipos de serviços técnicos à sociedade.

Entre os seis principais objetivos do evento estão: apresentar com dados concretos tanto sobre a Poli quanto sobre a USP, para despertar no ingressante o orgulho pela história das instituições em que estuda; ressaltar a importância da dedicação para fazer frente aos desafios acadêmicos propostos nas disciplinas; apresentar atividades extracurriculares e possibilidades de atuação profissional na Engenharia; explicar a estrutura curricular; e tratar das questões éticas em diversos âmbitos.

A notícia sobre a premiação está disponível no Jornal da USP.