FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realiza e apoia, anualmente, eventos que já estão no calendário da Escola. Confira agora a lista com alguns deles e programe-se para 2018:

Janeiro

11/01 – Formatura Marinha

A parceria da Poli com a Marinha do Brasil possui mais de 60 anos. O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (PNV) é responsável por formar engenheiros militares e civis para atuar na Marinha e no mercado com cursos de graduação, pós-graduação e atividades de pesquisa que resultaram na incorporação de inovações por parte da Marinha e de empresas que atuam no setor naval ou na região oceânica, como a Petrobras. Para oficializar a entrega dos diplomas aos militares, a cerimônia se realizará no dia 11 de janeiro, no prédio da Administração Central da Poli.

29 a 31/01 – SEQEP

A Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica é organizada anualmente pelos alunos de graduação da Engenharia Química da Poli e conta com atividades variadas, cujo objetivo é aproximar os estudantes da profissão.

Fevereiro 

1 e 2/2 – Workshop de Tecnologia Adaptativa

O WTA está em sua 12ª edição e é um evento proposto pelo Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas com o objetivo de propiciar o encontro, o intercâmbio de informação e o estabelecimento de novas metas e perspectivas para a área de Tecnologia Adaptativa, apresentando resultados de investigação, ferramentas e experiências práticas que abordam diversos aspectos da adaptatividade em modelos teóricos e sistemas de computação.

07/02 – Colação de grau da Poli

Cerimônia que oficializa a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de graduação da Poli. Nele, alunos formandos nos semestres anteriores fazem o juramento e recebem seus diplomas.

Matrícula Sisu

A Poli destinará, pela segunda vez,10 por cento das vagas de graduação de 2018 ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nele, os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são selecionados de acordo com seu desempenho na prova.

15 e 16/02 – Matrícula Fuvest

O restante das vagas é destinado aos ingressantes que prestaram a prova da Fuvest. Nos mesmos dias, acontecem diversas atividades de integração com os novos alunos da Escola, como o Trote Solidário e outras atividades promovidas pelas organizações estudantis.

19 e 20/02 – Workshop Teuto Brasileiro

Dois dos pesquisadores de maior destaque em Mecânica Computacional estarão na Poli nos dias 19 e 20 de fevereiro para participar de um workshop sobre a área, promovido pelo professor Paulo de Mattos Pimenta, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF). Saiba mais.

22/02 – Posse dos novos titulares

Cerimônia de posse dos docentes da Escola no cargo de Professor Titular da USP.

25/02 – Reunião com os pais dos alunos ingressantes de 2018

Marca o início da Semana de Recepção aos Calouros da Poli, considerada uma das melhores edições da Universidade de São Paulo (USP) em 2017. A reunião com os pais e responsáveis dos ingressantes da graduação ocorre todo ano e busca apresentar o universo da Escola e da USP aos familiares dos estudantes.

26/2 – Aula Inaugural

Atividade promovida na Semana de Recepção, a aula inaugural da Poli conta com a presença de uma personalidade proeminente na Engenharia e nas ciências exatas. O professor Glaucius Oliva, ex-diretor do Instituto de Física de São Carlos da USP, será o convidado deste ano de 2018. O docente é coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar/CEPID) da FAPESP, é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

28/02 – Aula Inaugural da Poli Santos

A Poli Santos – onde é ministrado o curso de Engenharia de Petróleo – também recebe uma aula inaugural em meio à Semana de Recepção, e neste ano o professor Kazuo Nishimoto será o palestrante. Formado na USP em 1986, e tendo concluído sua pós-graduação no Japão, nas Universidade de Yokohama e Tóquio, o docente coordena o Tanque de Provas Numérico.

Março

07/03 – Eleições Diretoria Poli

A eleição para definir os novos nomes para os cargos de Diretor e Vice-Diretor da Escola Politécnica ocorrerá no dia 7 de março. A última foi realizada em 2014, quando foram eleitos o diretor José Roberto Castilho Piqueira, e a vice-diretora Liedi Légi Bernucci.

Confira os detalhes do processo na Portaria 2255, disponível no link.

12 a 16/03 – FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), é realizada na Escola todo ano, desde 2003, e chega à 16ª edição. Alunos do Ensino Médio de todo o País expõe seus projetos, cujos temas se relacionam aos diversos campos das Ciências e Engenharia. A Feira promove, ainda, a premiação dos melhores trabalhos.

“A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia”.

Maio:

Seminário: Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos

O seminário chega à 14ª edição e apresenta processos e projetos atuais de reciclagem e preservação do meio ambiente, bem como processos com sustentabilidade ambiental. O evento trará a apresentação de projetos de pesquisas acadêmicos, de órgãos públicos e privados, que estejam envolvidos com a utilização de materiais recicláveis em novas aplicações em temas relacionados ao Meio Ambiente.

Visita Monitorada à Poli – USP e as Profissões

No âmbito do programa “USP e as Profissões”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a Poli realiza a visita monitorada às suas dependências. O objetivo do programa é oferecer subsídios para ajudar os pré-vestibulandos na escolha de suas carreira. Neste evento os inscritos podem visitar vários laboratórios da Poli, conversar com professores e alunos da Escola sobre os cursos e a profissão, e sentir como é o cotidiano de um politécnico.

Agosto:

VI Semov

Realizado de 13 a 17 de agosto, o principal objetivo do evento é tornar engenheiros mais conscientes e preparados para o mercado de trabalho, que conhecem as diversas possibilidades de carreira após a conclusão do curso de graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).
Além disso, a semana tem como propósito conectar os estudantes e as empresas, abrindo espaços para que estas possam se apresentar.

Setembro:

Siicusp

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP – é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições, bem como contribuir para a formação dos participantes. Cada unidade da Universidade promove a sua edição, que posteriormente conta com premiações dos melhores trabalhos.

Conferência Internacional da LARES – Latin American Real Estate Society

Sediado na Escola, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos nas áreas de: análise de investimentos, análise de mercado, aspectos jurídicos, assuntos corporativos, avaliação imobiliária, desenvolvimento urbano, finanças, gestão de empreendimentos, intermediação de negócios imobiliários, meio ambiente e métodos de pesquisa.

Dezembro:

Concurso MetMat

O concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais é promovido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) da Poli e é realizado por meio de uma exposição de fotos que utilizam a técnica de Microscopia Óptica e de Microscopia Eletrônica de Varredura ou Microscopia de Força Atômica. Ao final, as melhores obras recebem um prêmio em dinheiro.

Premiação Melhores Alunos do ano

Serão entregues prêmios aos alunos que mais se destacaram no ano anterior (2017) na Poli. A cerimônia geralmente recebe amigos e familiares dos premiados, além de docentes da instituição e representantes de empresas e entidades setoriais parceiras, que também oferecem um reconhecimento aos estudantes.

Não viu o seu evento aqui, mas gostaria de divulgá-lo? Entre em contato com comunicacao@poli.usp.br. Quanto antes o fizer, melhor conseguiremos ajudar!

Print Friendly, PDF & Email