Início Comunicação Notícias Grandes desafios para a engenharia serão debatidos em evento na Escola Politécnica da USP

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizará, nos dias 6 e 7 de Agosto de 2018, o evento “Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges”, com a proposta de reunir palestrantes internacionais renomados de áreas estratégicas da engenharia para debater soluções para os grandes desafios a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas. “A tecnologia e a engenharia continuam sendo inevitavelmente as melhores opções para superar os grandes desafios da humanidade”, defende o professor da Poli-USP, Emílio Carlos Nelli Silva, um dos organizadores do evento.

O docente contextualiza que, embora a tecnologia tenha propiciado a vantagem competitiva durante todo o processo civilizatório, ela contribuiu decisivamente para os problemas e desafios da atualidade, como degradação ambiental e a escassez de recursos naturais. “Esses desafios vêm sendo classificados como engineering grand challenges. Qualquer lista que se elabore com esses grandes desafios, eles inevitavelmente cobrem temas para pesquisa e desenvolvimento, particularmente para a próxima década, em áreas associadas à saúde, segurança alimentar, infraestrutura urbana, acesso à agua tratada, energia, mobilidade, meio ambiente e segurança”.

Esses grandes desafios têm em comum algumas peculiaridades: são de alcance global e multidisciplinares, e requerem a associação de cientistas e engenheiros dos mais diversos campos do conhecimento, que devem trabalhar de forma coordenada e sistematizada. “Isso criou um movimento global nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, chamado de convergência tecnológica”. O Workshop terá como objetivo trazer grandes lideranças internacionais para discutir esses temas junto à comunidade científica nacional, para explorar em profundidade esses desafios no contexto das pesquisas acadêmicas.

Palestrantes confirmados: Entre os convidados para debater esses temas estão o Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo e professor da Poli-USP, Vahan Agopyan, José Goldemberg (Presidente do Conselho Superior da Fapesp), Andrew Alleyne (University of Illinois - Urbana-Champaign), Lucio Soibelman (University of Southern California), Shimon Y. Nof (Purdue University), Glaucio H. Paulino (Georgia Institute of Technology) e J. N. Reddy (Texas A&M University).

Inscrições e outras informações no link.

Última atualização em Sex, 03 de Agosto de 2018 11:19