Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Alunos da Poli-USP participam de competição da GM nos EUA e desenvolvem veículo portátil

Alunos da Poli-USP participam de competição da GM nos EUA e desenvolvem veículo portátil

De 22 a 25 de julho, os alunos da Poli-USP participam, nos Estados Unidos, da competição anual Global Vehicle Development Project, conhecida por tratar de desafios da mobilidade urbana. Acontece entre as universidades de 12 países que integram o Programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), liderado pela General Motors mundial para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. A competição será realizada na unidade da montadora – GM Global Technical Center, na cidade de Warren, Michigan, durante o Fórum PACE 2018.

Nesta edição, as equipes terão de apresentar o protótipo funcional (o veículo pronto para ser usado) de uma solução de mobilidade individual para cidades - Personal Urban Mobility Acess (PUMA), que complemente o transporte público, cobrindo pequenas distâncias, e atendam às necessidades de um cliente específico. A equipe da Poli-USP decidiu, após pesquisa de mercado em São Paulo, desenvolver veículo portátil para pessoas mais velhas, entre 53 e 71 anos de idade.

O projeto da competição tem prazo de dois anos para ser concluído. Em 2017, aconteceu a primeira etapa do desafio PUMA, quando os alunos apresentaram a concepção do produto, uma maquete e o plano de negócio – a equipe da Poli ficou em 1.o lugar na categoria Market Research (pesquisa de mercado voltada ao consumidor), 2.o em Industrial Design, 2.o em Manufacturing Engineering, além da conquista do 2.o lugar na classificação geral. Agora, em 2018, etapa final, eles terão de mostrar, ao júri, o veículo pronto, percorrendo a pista de teste e superando obstáculos.

Os times da competição são formados obrigatoriamente por alunos de diferentes países, entre as instituições de engenharia e design que participam do Programa PACE. A iniciativa colabora para o intercâmbio das escolas e possibilita aos estudantes vivenciarem experiência similar ao ambiente de trabalho globalizado das empresas do setor automotivo. No time da Poli, há universitários da Índia, Estados Unidos, Alemanha, além do Brasil (Poli-USP e Instituto Mauá de Tecnologia).

Os alunos da Poli-USP são supervisionados pelo Prof. Dr. Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola.

O Brasil é o único país da América do Sul que participa do Programa PACE – a Poli-USP ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. As universidades são equipadas com software e laboratórios, oferecidos pelas empresas participantes no PACE. A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com estações de trabalho e software para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos.

Informações para imprensa:
Célia Domingues (CEA - Poli/USP)
(11) 5641-0690

Última atualização em Qui, 05 de Julho de 2018 14:44