Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Desde 2006, PET Mecatrônica busca introduzir alunos do Ensino Médio ao ambiente universitário

Desde 2006, PET Mecatrônica busca introduzir alunos do Ensino Médio ao ambiente universitário

Evento promovido pelo PET mescla aproximação entre o Ensino Médio e a Universidade, formação de líderes e avanço nos métodos de aprendizagem

Entre os dias 15 e 22 de julho de 2018, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebeu a XII Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM). O evento recepcionou 25 participantes formandos do ensino médio, de escolas públicas e particulares de ensino. Os estudantes, provenientes de diversas partes do país, passaram por um processo seletivo dividido em três etapas, ao longo de três meses. O objetivo principal do programa é apresentar e divulgar o curso de Engenharia Mecatrônica, levando-se especialmente em consideração as questões de representatividade social no qual se insere o Ensino Superior no Brasil e, sobretudo, a Escola Politécnica, de modo a introduzir alunos do último ano do Ensino Médio ao ambiente universitário e assim aproximar os dois universos.

Durante os nove dias de evento, os participantes da EAEM ficam hospedados no alojamento do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), e fazem as refeições dentro da Universidade, vivenciando uma experiência intensiva do cotidiano universitário. Os alunos recebem aulas referentes às quatro áreas que compõem a Mecatrônica (Mecânica, Eletrônica, Computação e Controle), ministradas por professores da Poli, e no decorrer da semana, são divididos em grupos para executar um projeto de engenharia.

Segundo o Professor Diolino Santos Filho, tutor responsável pelo PET Mecatrônica, atualmente, a EAEM tornou-se um projeto triplamente estratégico, pois além de ser um meio de divulgação da realidade da USP aos estudantes selecionados, também proporciona a formação de líderes no Programa de Educação Tutorial da Mecatrônica e o desenvolvimento pedagógico dos docentes que participam deste projeto, podendo aprimorar métodos de aprendizagem ativa e aplicá-los em disciplinas introdutórias do curso de Engenharia Mecatrônica.

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de modernizar e melhorar o ensino de graduação e aprimorar a experiência acadêmica de alunos da graduação, direta ou indiretamente envolvidos com o programa. O programa busca atingir as metas por meio da integração entre desenvolvimento de novos conhecimentos, transmissão de conhecimentos e a aplicação de conhecimentos dentro da sociedade. O projeto é alinhado com as diretrizes da Pró-Reitoria de Graduação da USP e do departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica.