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Teoria e prática: alunos da Poli aplicam conhecimentos em projetos experimentais e ganham prêmios

Disciplinas dos departamentos PSI e PCC utilizam a construção de carrinhos como atividade prática

Uma das grandes demandas dos alunos de engenharia da Escola Politécnica da USP é a utilização prática dos conceitos aprendidos. Além da participação em projetos como o Baja (http://www.equipepoli.com.br/) e estágios, os alunos têm também a possibilidade de entrar em contato com o aspecto prático da profissão durante as aulas. Em uma disciplina oferecida pelo Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, PSI2327 – Eletrônica Experimental II, os alunos do 3o. ano de curso de Engenharia Elétrica com habilitação em Sistemas Eletrônicos utilizam seus conhecimentos para construir um carrinho autoguiado, ou seja, um carrinho capaz de seguir a linha que demarca a pista sem comandos externos durante a corrida. Para incentivar o aluno a fazer um projeto que utilize os conceitos aprendidos durante o curso, algumas limitações são impostas. Não é possível, por exemplo, fazer uso de microcontroladores já que trata-se de um componente que será aprendido de forma mais completa apenas posteriormente. Desta forma, o aluno é obrigado a fazer um carrinho que faça uso apenas de componentes discretos aumentando ainda mais o desafio do projeto.

O objetivo da disciplina, criada em 2006, era trazer uma atividade prática para os alunos, como explica o Prof. Dr. Marco Alayo, coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica com habilitação em Sistemas Eletrônicos: “Há cinco anos tentamos criar uma disciplina de projetos, que envolvesse a montagem de um equipamento e demonstração de seu funcionamento utilizando todos os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Queríamos ter uma disciplina de projetos em todos os anos do curso, culminando no projeto de formatura. Apesar de já haver uma disciplina de projetos no 2º ano do curso, o 3° e 4º anos não tinham uma disciplina assim. Então decidimos criar duas disciplinas de projetos para o 4º ano, uma relacionada a sensores e atuadores (PSI2662) e uma com transceptores (PSI2661), das quais os alunos escolheriam uma e produziriam um pequeno produto a ser apresentado. Já para o 3º ano, adaptamos a ementa da disciplina existente para atender a essa necessidade e, junto ao professor João Antonio Martino, atual chefe de departamento do PSI, optamos por propor o desenvolvimento de um carrinho autoguiado, com a grande vantagem de ser uma atividade competitiva, que incentivaria ainda mais os alunos a se envolverem e se esforçarem na produção do produto”. A partir da proposta da disciplina, um campeonato interno entre os carrinhos desenvolvidos foi criado, e tem sido realizado nos último 5 anos, o “PSI Race”. Veja as fotos da competição interna de 2011 http://ow.ly/81SYd.

Em 2010, o Departamento recebeu contato da Freescale, empresa desenvolvedora de hardware, a segunda maior fabricante de microcontroladores do mundo, e que tem um programa que envolve competições entre carrinhos autoguiados em universidades de todo o mundo. O objetivo da Freescale era realizar a primeira competição universitária no Brasil, e a primeira edição contou com a participação de 40 equipes de diferentes universidades do Brasil.

Os alunos do PSI conseguiram o primeiro e o segundo lugar na Freescale Cup de 2011. A equipe que ficou em primeiro lugar era composta pelos alunos Halph Macedo Fraulob, Marcos Cesar Voltoni e Daniel Cavallari, orientada pelo professor Marco Alayo com a colaboração do Dr. Gustavo Rehder, e dos técnicos Luiz Medaglia e Adriano. Já o segundo lugar ficou com os alunos Diego Faleiros e David Nissimoff, orientados pelo professor Vitor Nascimento.

Os primeiros colocados participarão da edição internacional da competição, em 2012, em San Antonio – Texas onde também participarão os ganhadores do México, India, China e Estados Unidos.

Programa internacional apoia ensino da engenharia

Outra disciplina que se utiliza do desenvolvimento de carrinhos para incrementar o processo de aprendizagem é oferecida pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil. A disciplina PCC2122 - Representação Gráfica para Engenharia, oferecida para todos os alunos da Poli/USP no segundo semestre do primeiro ano, propõe que os alunos desenvolvam uma representação gráfica de um carrinho, utilizando as técnicas apreendidas em aula. Ao final do curso, uma competição analisa o design e o desempenho dos carrinhos.

Para desenvolver o projeto, os alunos têm acesso a dois laboratórios de ponta equipados com diferentes tipos de softwares de CAD (Computer Aided Design), inclusive os mesmos softwares utilizados par a fazer veículos nas indústrias. Essa estrutura de laboratórios foi obtida devido à participação da Poli/USP no programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE). A Poli/USP é a única instituição sul-americana a participar do programa que liga empresas como GM, Autodesk, HP, Oracle, Siemens, e suas operações globais, para fornecer suporte para instituições de ensino estrategicamente selecionadas em todo o mundo, para desenvolver mão-de-obra qualificada.

Segundo o professor João Roberto Diego Petreche, que está envolvido com a disciplina desde 1995, o objetivo do projeto é capacitar os alunos para desenvolver representações gráficas utilizando softwares de CAD. A análise do desempenho não tem grande participação na nota, mas as empresas que apoiam o programa PACE premiam os projetos com melhores designs com brindes e certificados.