Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias USP realiza formatura de 180 catadores capacitados para reciclagem de lixo eletrônico

Certificado será entregue no próximo dia 22 de novembro,

em evento que inclui um seminário sobre o papel dos catadores na logística reversa

São Paulo, 21 de novembro de 2012 – O LASSU (Laboratório de Sustentabilidade em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS), da Escola Politécnica (POLI), da Universidade de São Paulo (USP) realiza, no próximo dia 22 de novembro, a formatura de 180 catadores de lixo que participaram do projeto ECO-ELETRO, realizado em parceria com o Instituto GEA, o Centro de Descarte e Reuso de Residuos de Informatica (CEDIR)  e a STI (Superintendia de Tecnologia da Informacao) da USP, com patrocínio da Petrobras.

Nos últimos 18 meses, os catadores foram capacitados para a realização da coleta segura e do processamento adequado dos resíduos de equipamentos eletrônicos, com o intuito de evitar a contaminação dos indivíduos e também do meio ambiente e promover o aumento de renda das cooperativas capacitadas. Participaram do projeto pessoas que trabalham em cooperativas, realizando a coleta de resíduos de informática nas regiões de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, além de outros participantes oriundos de outros estados brasileiros.

Durante o evento, os melhores alunos do curso e as cooperativas que se destacaram no desenvolvimento do projeto ECO-ELETRO serão premiados.

Será realizado também um seminário sobre o papel dos catadores na logística reversa. Para debater o tema estarão presentes a Profa. Maria Cecília Loschiavo, coordenadora do Centro Multidisciplinar de  Estudos em Resíduos Sólidos (CeRSOL), da USP e o coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Roberto Laureano. Também foram convidados para participar do seminário o secretário do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo, Eduardo Jorge e a secretária de Meio Ambiente de Suzano, Michele de Sá Vieira.

Os participantes do evento poderão ainda conferir a exposição de fotos feitas por Roberto Lajolo, que acompanhou a rotina dos catadores do projeto ECO-ELETRO e a realidade de suas cooperativas.

Data: 22/11

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi - USP

Endereço: Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 - 380 - Edifício Mario Covas (prédio da administração da POLI)