Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias USP sedia 2ª Escola de Refrigeração

USP sedia 2ª Escola de Refrigeração

 

clip_image001

 

clip_image002          clip_image004

 

 

USP sedia 2ª Escola de Refrigeração

Ciclos de Absorção de Calor

As novas tecnologias da área de refrigeração e ar condicionado serão os principais temas da 2ª Escola de Refrigeração - Ciclos de Absorção de Calor, Sustentabilidade e Eficiência Energética, a ser realizada de 28 a 31 de janeiro de 2013, no anfiteatro do prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP.

A área de refrigeração e ar condicionado é responsável por grande parte do consumo energético na forma de eletricidade dos empreendimentos e instalações comerciais e de serviços. A tecnologia dominante dos equipamentos é baseada no ciclo de compressão mecânica a vapor que tem apresentado índices de desempenho cada vez maiores. Contudo, essa tecnologia é baseada no consumo elétrico para o acionamento do compressor.

Por outro lado, há uma contínua busca de novas tecnologias de sistemas de produção de frio a partir de fontes renováveis de energia, bem como, por meio do melhor aproveitamento do conteúdo energético dos combustíveis nas configurações de cogeração e de autoprodução de energia elétrica.

Dentro desse contexto, os Ciclos de Absorção de Calor se apresentam como uma solução atual, energeticamente eficiente e ambientalmente mais aceitável. Em função dessa premência atual, escolheu-se o tema da 2ª Escola de Refrigeração para que a comunidade científica e tecnológica do país possam compartilhar seus avanços e conhecimento dentro de um ambiente cooperativo.

A partir dessa segunda edição, a Escola de Refrigeração passou a integrar as “escolas” da ABCM, Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânica. O propósito é que essa escola seja itinerante no país e sempre seja realizada no verão, tendo um duplo foco.

Primeiro é que tecnologias e temas afeitos à área sejam discutidos de forma temática em torno de um tema central, a ser indicado ou selecionado pelo comitê organizador local, e que reúna especialistas da indústria e da academia.

O segundo foco é o de promover a difusão de conhecimentos e boas práticas da área de refrigeração para alunos de graduação de forma a formar e a fomentar o assunto por meio de cursos e palestras convidadas.

Em janeiro de 2012 houve a primeira experiência dessa escola promovida pela RECOGAS – Rede Cooperativa de Pesquisa Norte-Nordeste do Gás Natural, organizada pelo prof. Carlos Antonio Cabral dos Santos na UFPB, no Campus de João Pessoa. A presente escola tem a organização do prof. José R. Simões Moreira, do SISEA – Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP.

SERVIÇO

A 2ª Escola de Refrigeração será realiza no período de 28 a 31 de janeiro de 2013 no anfiteatro do prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP (www.poli.usp.br), na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, em São Paulo.

Inscrições: http://sites.poli.usp.br/org/er2013/index.html

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.