Cursos contarão com o mesmo conteúdo de matérias da universidade e terão

duração média de três meses. Qualquer pessoa poderá participar

A Escola Politécnica da USP, junto com a Agência USP de Inovação, lançaram nesta quarta-feira o primeiro curso online gratuito da universidade nos moldes dos “MOOCs”, sigla em inglês para cursos massivos online e abertos (Massive Online Open Courses). Qualquer pessoa pode participar, sem restrições. Os Estados Unidos lideram a oferta dessa modalidade com as plataformas Coursera, encubada em Stanford, e edX, administrada por Harvard e MIT.

Aqui no Brasil, o primeiro MOOC da USP vai oferecer duas disciplinas do ciclo básico da engenharia — Probabilidade e Estatística e Física Mecânica Básica. O conteúdo dos cursos é o mesmo que se espera encontrar nas cadeiras análogas da universidade e serão ministrados por professores da instituição. Os cursos foram lançados no Veduca (http://veduca.com.br), plataforma digital brasileira na mesma linha do Coursera e edX.

O curso de Probabilidade e Estatística foi preparado pelos professores Melvin Cymbalista e André Fleury, ambos da Poli. A gravação e edição das vídeo-aulas foram facilitadas pela Fundação Vanzolini. O curso de Física Mecânica Básica por Vanderlei Bagnato, professor do Instituto de Física da USP em São Carlos, que fez toda a produção técnica.

Os cursos terão duração média de três meses, com provas, questionários e aulas gravadas. Ao fim do período, os alunos poderão optar por fazer uma prova final presencial, na primeira quinzena de dezembro. Quem comparecer e tiver rendimento satisfatório, receberá um certificado assinado pelos professores. Os que optarem por fazer a prova final online e tiverem bons resultados receberão um certificado eletrônico.

Os certificados não poderão ser trocados por créditos na graduação ou pós-graduação. Contudo, estuda-se a viabilidade dessa troca. A iniciativa ainda é considerada um experimento, com a intenção de entender o cenário de educação à distância com o uso de novas plataformas.

Interessados podem se registrar no site Veduca (veduca.com.br).

Serviço:

Cursos online e gratuitos – Poli-USP e Agência USP de Inovação:

Física mecânica básica
Probabilidade e estatística