Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Alunos da Poli apresentam trabalhos de conclusão de curso

Alunos da Poli apresentam trabalhos de conclusão de curso

No dia 10 de dezembro de 2013, os estudantes formandos em Engenharia da Computação da Escola Politécnica da USP fizeram a defesa de seus trabalhos de formatura, organizada pelos professores Paulo Cugnasca, João Batista Camargo Júnior e André Riyuiti Hirakawa, que compõem a coordenação dos projetos de formatura. Segundo a coordenação, este evento é importante para que os alunos exercitem sua capacidade de transmitir suas ideias a demais pessoas, como docentes, colegas da Poli e também pessoas de fora da comunidade universitária. “Vale ressaltar que também diversos desses projetos têm potencial para um futuro empreendedorismo. Várias empresas foram convidadas para a feira por intermédio do professor Jorge Risco, que é o responsável pelo setor de estágio. Inclusive algum empresário pode comprar uma ideia e bancar o investimento”, explica o professor do PCS, Camargo Júnior.

No geral, os professores ficaram bastante satisfeitos com os projetos e também com os alunos. “Os estudantes da Poli são muito dedicados, assim como possuem muita liberdade para escolher aquilo que querem fazer e também são muito empreendedores. Orientei três trabalhos e amei!”, disse a professora Lucia Filgueiras. “Os projetos estão muito bons, percebemos a dedicação dos alunos”, acrescentou o professor Jorge Rady. “O essencial para qualquer apresentação é ter domínio do tema escolhido e eles mostraram isso”, elogiaram.

Os alunos também fizeram elogios aos professores e orientadores. Davi Kwsa, intercambista vindo da Itália que vai se formar em um sistema de duplo diploma, destacou que a grande diferença é que no Brasil os docentes acreditam no estudante, muito diferente de suas experiências passadas na Itália. “Os professores aqui se importam com os alunos, eles confiam em sua capacidade e lhes incentivam. Na Itália, é ao contrário”, disse.

Mas o que os alunos mais reclamaram quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso não foram os contra-tempos e nem a dificuldade em se elaborar certos temas e sim a falta de tempo. “Gostaria de ter dedicado mais tempo ao trabalho de formatura”, comentou o formando Adriano Oliveira. “Gastei mais horas fazendo o trabalho sobre compiladores do que o meu projeto de TCC”, acrescentou. Augusto Almeida, também aluno, concordou: “A maior dificuldade que encontrei foi de gerenciar o tempo que eu não tinha, a carga de informações é muito grande. Não é um curso exatamente teórico”. No final do dia, o sentimento geral era de dever cumprido. “A sensação é maravilhosa, acabar a Poli é uma realização tremenda! Apesar de algumas dificuldades, tenho orgulho de estar me formando nesta escola”, disse Ricardo Dall’Olio.

Entre os projetos mais interessantes apresentados podemos destacar “Desenvolvimento de eye-trackers para aplicações em leitura”, “Sistema de Assinatura Digital para Dispositivos Móveis”, “Conserta.ae – Uma plataforma para relatos de problemas na cidade”, “Ferramenta Online de BI para análise de indicadores de desempenho focados em CRM para ecommerce”, “Egooble – Sistema de Geolocalização de Produtos para Plataformas Móveis” e “Uso de Técnicas de Coordenação entre Agentes para Operações de Resgate em Ambientes de Desastre Urbano”.

Com informações da Jornalismo Júnior (ECA/USP), por Isabelle Almeida

Outras informações:

Jornalismo - Escola Politécnica da USP

Amanda ou Bruna

11 3091-5295

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.