Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias FEBRACE seleciona nove projetos para competição nos EUA

FEBRACE seleciona nove projetos para competição nos EUA

Seus autores, dezessete estudantes do ensino médio e técnico, participarão da maior mostra pré-universitária de projetos de ciências e engenharia do mundo.

Na 12ª edição da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), realizada recentemente em São Paulo, foram selecionados 17 estudantes brasileiros para participar da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) – a maior feira pré-universitária do gênero no mundo. Eles apresentarão nove projetos no evento, que será realizado em Los Angeles, na Califórnia (EUA), de 11 a 16 de maio próximo.

O Brasil já acumula 34 premiações nesta feira. Em 2013, na edição realizada em Phoenix, no Arizona, os estudantes brasileiros trouxeram para casa nove prêmios, conquistando, assim, o primeiro lugar entre os países latino-americanos e o terceiro na classificação geral.

Os estudantes da FEBRACE que representarão o Brasil na Intel ISEF deste ano são de seis estados: Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (Veja abaixo a relação dos projetos e seus respectivos autores). Eles ganharão credencial para participar do evento, passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte.

Além dos estudantes indicados pela FEBRACE, a delegação brasileira contará com a participação de mais 20 estudantes selecionados na última edição da Mostra de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), do Rio Grande do Sul, e pela Escola Americana de Campinas, de São Paulo.

A FEBRACE é uma das feiras habilitadas para indicar projetos à Intel ISEF. Realizada anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a mostra reúne projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros. Na última edição, foram 331 trabalhos finalistas com a participação de 757 estudantes.

Projetos da FEBRACE na 65ª Intel ISEF

ü  Ceará (Bela Cruz)

Projeto: Extração e pré-purificação de baixo custo de bromelina a partir da croatá (neoglaziovia variegata) por cromatografia líquida de alta eficiência: uma  alternativa antibacteriana e antifúngica eficaz.

Autores: Francisco Daniel Adriano, Francisco Mairton Lima e Fernando Nunes De Vasconcelos.

ü  Mato Grosso Do Sul (Campo Grande)

Projeto: Desenvolvimento de tecnologia adesiva para prevenir a proliferação de larvas do mosquito da dengue em ambientes urbanos.

Autores: Gabriel Tiago Galdino, Adilson Beatriz, e Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos.

ü  Mato Grosso Do Sul (Coxim)

Projeto: Potencial anticarcinogênico de suplemento nutracêutico à base de soja quantificado com altas taxas de genisteína e daidzeína.

Autores: Rayane Dayara de Souza Melo, Carla Fernanda Okabe e Ângela Kwiatkowski.

ü  Paraná (Londrina)

Projeto: Identificação de organismos bioindicadores do litoral paranaense por meio da análise correlativa  de fatores bióticos e abióticos (fase ii) – uma ferramenta para análise de qualidade ambiental.

Autores: Nayara Martins Orsi, Flavia Caroline Faggião e Fabio Luiz Ferreira Bruschi.

ü  Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Projeto: Aperfeiçoamento das técnicas de cultivo e diferenciação in vitro de células tronco provenientes do leite materno.

Autores: Maitê Campos Corrêa Mascarenhas, Luiza Maíra Ribeiro da Silva, Maira Ferreira Lopes e Sheila Albert dos Reis.

ü  Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo)

Projeto: MASE - Membrana de Absorção Seletiva.

Autores: Raíssa Müller, Gabriel Chiomento da Motta e Schana Andréia da Silva.

ü  São Paulo (Franca)

Projeto: Pele humana para transplantes e testes farmacológicos.

Autores: Ângela Ferreira de Oliveira, Joana D'Arc Félix de Sousa e Wesley José de Sousa.

ü  São Paulo (Ribeirão Pires)

Projeto: Transformação de Isopor® em Impermeabilizante.

Autores: Jaqueline Alves Pereira da Silva, Lucas Gustavo Pelinson, Gisele Cavalcante dos Reis e Carlos Eduardo Andrade Barreiro.

ü  São Paulo (São Paulo)

Projeto: Efeitos da Transformação de células XP por genes E6 e E7 de HPV nas repostas à luz ultravioleta: letalidade Sintética e as perspectivas para o tratamento do câncer de colo de útero.

Autores: Eduardo Padilha Antonio, Veridiana Munford e Carlos Frederico Martins Menck.