Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Inscrições para Iniciação Científica em programas da USP vão até 30/04

Inscrições para Iniciação Científica em programas da USP vão até 30/04

Poli/USP realizou II Semana de Iniciação Científica para apresentar aos alunos o programa

Por Bruna Rodrigues da Silva

A Iniciação Científica (IC) é a possibilidade do aluno de graduação desenvolver uma pesquisa dentro da universidade, bem como se aproximar da área acadêmica. Para isso, diversos laboratórios e grupos de pesquisa da Escola Politécnica disponibilizam vagas para esses discentes, de modo a realizar essa primeira aproximação com a ciência. Entre os dias 10 e 14 de março, todos os departamentos da Poli/USP realizaram palestras com o objetivo de apresentar a estrutura de pesquisa da Escola, bem como o funcionamento da IC.

Essa prática traz para o aluno uma formação adicional, bem como direciona um possível interesse pela área acadêmica, em que, por meio da pesquisa, o conhecimento é gerado. Há também a chance de desenvolver habilidades que dificilmente seriam postas em prática durante os cursos, bem como conhecer mais afundo os laboratórios e técnicas de cada área da engenharia.

Outro ponto de muito interesse para quem deseja fazer Iniciação Científica é a melhora do currículo, visto que diversas empresas valorizam essa experiência a mais na universidade. Além disso, para quem tiver interesse nos intercâmbios da USP, em Duplo-Diplomas, e até no Ciência sem Fronteiras, ter feito uma IC costuma ajudar ou é pré-requisito no processo seletivo desses programas.

Quem possuir interesse deve entrar em contato com algum docente que esteja disposto a desenvolver a sua pesquisa com o auxílio de um aluno da graduação. Após escolha do professor, as inscrições para a IC dos alunos selecionados deverão ser realizadas pelo orientador na agência de fomento escolhida. Até o dia 30 de abril, estão abertas as inscrições para bolsa pelo Programa de Iniciação Científica (PIC) e Programa de Iniciação Tecnológica (PIBITI), ambos da USP, que oferecem bolsas no valor de R$ 400, e tem vigência de agosto de 2014 até julho de 2015.

Como requisitos básicos o aluno não pode ter nenhum vínculo empregatício durante a pesquisa e possuir um currículo atualizado na plataforma Lattes. Quando se consegue a bolsa, deve-se fazer relatórios parciais e um final, assim como apresentar a produção científica em forma de pôster ou apresentação oral no Siicusp (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP).

Outras opções de bolsa de iniciação científica são:

FAPESP - http://www.fapesp.br/248

Bolsa de Iniciação Científica AEP - http://www.poli.usp.br/pt/pesquisa/pesquisa-na-graduacao/aep.html