Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Alunos da Poli organizam evento sobre internacionalização na graduação

Alunos da Poli organizam evento sobre internacionalização na graduação

II Semana Internacional da Poli apresentará de maneira aprofundada os programas de intercâmbio da USP, da Poli/USP e do Ciência sem Fronteiras

O iPoli Escritório Politécnico Internacional, organização estudantil da Escola Politécnica da USP, realizará, entre os dias 22 e 30 de abril, a II Semana Internacional da Poli, a SiPoli, com o objetivo de dar um panorama sobre os intercâmbios para os países de principal interesse dos politécnicos, e incentivar a internacionalização. O evento terá uma série de palestras sobre essas oportunidades, de forma bem detalhada, com palestras de manhã (11h-13h) e à tarde (17h-19h), nos auditórios da Elétrica, Civil, Administração e Produção, dependendo do dia. Além disso, no dia 30 de abril haverá stands com alunos estrangeiros, alunos que já fizeram intercâmbios, algumas instituições e empresas para ajudar os alunos na escolha do intercâmbio. Não há inscrição prévia nem confirmação de presença. O limite de vagas é o número de assentos disponíveis em cada auditório.

O evento tem como foco intercâmbios pela Poli, pela USP e pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. A estudante Giulia Avallone Mendonça, que coordena o evento, explica que serão realizadas palestras sobre os processos seletivos, os testes de proficiência exigidos, as principais bolsas, os principais países e suas Universidades, além de relatos e apresentação de alunos politécnicos que fizeram intercâmbio e de intercambistas dessas universidades que estão na Poli. “Também haverá um dia reservado a palestras sobre oportunidades de estágio no exterior para alunos dos cursos cooperativos”.

Para os organizadores, o evento é essencial para incentivar a participação dos alunos em programas de internacionalização, “o que é muito valorizado por várias empresas de engenharia e instituições financeiras, pois há uma necessidade crescente de profissionais que consigam participar de projetos de cooperação a nível global e negociações internacionais no mercado”, explicam eles.

O grande diferencial da SiPoli este ano será o período maior dedicado ao assunto, o que permite palestras mais focadas em pontos específicos como, por exemplo, o processo seletivo, testes de proficiência ou até mesmo em relatos de alunos que passaram pelo processo. “Além disso, para maior precisão e esclarecimento de dúvidas, contamos com a presença de várias autoridades do assunto: professores responsáveis por cada país na CRInt-Poli e pela seção de estágios dos cursos cooperativos, alunos já formados que tiveram a oportunidade de estudar no exterior, empresas que prezam por estudos fora do país, representantes de algumas universidades com as quais a Poli tem convênio e que estão no programa Ciências sem Fronteiras, além de representantes da USP para tratar de bolsas de estudo”, detalha Giulia.

II Semana Internacional da Poli – SiPoli

Data e horário: de 22 e 30 de abril, com palestras de manhã (11h-13h) e à tarde (17h-19h).

Local: auditórios da Elétrica, Civil, Administração e Produção.

Programação: https://www.facebook.com/events/461655617297648/permalink/466568380139705/