Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Semana de Iniciação Científica traz possibilidades de pesquisa dentro do PCS

Semana de Iniciação Científica traz possibilidades de pesquisa dentro do PCS

A Iniciação Científica (IC) é a possibilidade do aluno de graduação desenvolver uma pesquisa dentro da universidade, bem como se aproximar da área acadêmica. Para mostrar essas oportunidades aos alunos, foi realizada no PCS a II Semana de Iniciação Científica, na qual os diversos laboratórios e grupos de pesquisa do Departamento puderam ser apresentados aos estudantes.

A IC traz para o aluno uma formação adicional, e direciona um possível interesse pela área acadêmica. Outro ponto é a melhora do currículo, visto que diversas empresas valorizam essa experiência a mais na universidade. Além disso, para quem pretende fazer intercâmbios pela USP, Duplo-Diplomas, e até no Ciência sem Fronteiras, ter feito uma IC costuma ajudar ou ser pré-requisito no processo seletivo desses programas.

Quem possuir interesse deve entrar em contato com algum docente que esteja disposto a desenvolver a sua pesquisa com o auxílio de um aluno da graduação. Após escolha do professor, as inscrições para a IC dos alunos selecionados deverão ser realizadas pelo orientador na agência de fomento escolhida. Até o dia 30 de abril, estão abertas as inscrições para bolsa pelo Programa de Iniciação Científica (PIC) e Programa de Iniciação Tecnológica (PIBITI), ambos da USP. Eles oferecem bolsas no valor de R$ 400, e têm vigência de agosto de 2014 até julho de 2015.

Como requisitos básicos para receber o benefício, o aluno não pode ter vínculo empregatício durante a pesquisa e possuir um currículo atualizado na plataforma Lattes. Quando se consegue a bolsa, deve-se fazer relatórios parciais e um final, assim como apresentar a produção científica em forma de pôster ou apresentação oral no Siicusp (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP).

O PCS possui 12 Laboratórios e Grupos de Pesquisa que podem disponibilizar vagas para os alunos interessados em fazer uma IC. São eles:

Laboratório de Automação Agrícola (LAA), que tem como objetivo a aplicação de tecnologia da informação (TI) a atividades ligadas ao agronegócio e ao ambiente, modelagem de dados de biodiversidade e redes de sensores para monitoramento agrícola.

Coordenação: professor Carlos Cugnasca ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Arquitetura e Computação de Alto Desempenho (LAHPC) estuda a programação voltada a ambientes de processamento paralelo e distribuído, bem como o desenvolvimento de clusters, grids e nuvens computacionais, e também avalia o desempenho em sistemas distribuídos.

Coordenação: professora Liria M. Sato ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) desenvolve pesquisas voltadas a redes, como a Internet, transmissão de alta velocidade, redes móveis e sensores, computação em nuvem; segurança, caso da criptografia e construção de sistemas seguros; multimídia, na transmissão de áudio, vídeo e interatividade e no projeto e otimização de hardwares.

Coordenação: professor Marcos Simplicio ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Grupo de Sistemas Complexos (GSC) desenvolve pesquisas em sistemas envolvendo componentes diversos e autônomos, porém inter-relacionados e interdependentes, além de estudar processos, métodos, técnicas e padrões arquiteturais que permitam desenvolver sistemas computacionais mais confiáveis, protegidos e seguros.

Coordenação: professor Kechi Hirama ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Técnicas Inteligentes (LTI) estuda a área de Inteligência Artificial, no que diz respeito à robótica móvel e aprendizado de máquina, modelagem de ambientes com múltiplos agentes e visão computacional para identificação de padrões.

Coordenação: professora Anarosa Brandão ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Tecnologias Interativas (Interlab) desenvolve pesquisas nas áreas de entretenimento digital, no caso da TV, jogos, por exemplo, realidade virtual e realidade aumentada e tecnologias interativas aplicadas à educação.

Coordenação: professor Ricardo Nakamura ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Engenharia de Conhecimento (Knoma) desenvolve estudos voltados à inteligência computacional, interface homem-máquina e gerenciamento de projetos como a automação e racionalização de processos e a construção de bibliotecas digitais.

Coordenação: professor Edson S. Gomi ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) desenvolve pesquisas voltadas a disseminar conhecimento e formar pessoas em soluções para questões de sustentabilidade usando Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Coordenação: professora Tereza Cristina Carvalho ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Sistemas Abertos/ Smart Lab (LSA) estuda a integração de sistemas, com foco principal em automação, como nas plataformas para testes de serviços de Internet do Futuro e soluções para colaboração entre diversas universidades de diferentes países.

Coordenação: professor André R. Hirakawa ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Grupo de Análise de Segurança (GAS) estuda a confiabilidade e segurança de sistemas computacionais críticos, ou seja, projetos em setores nos quais falhas podem levar a danos a vidas humanas, meio ambiente e perdas materiais.

Coordenação: professor João Camargo ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Laboratório de Tecnologia de Software (LTS) desenvolve projetos voltados à engenharia de software e banco de dados.

Coordenação: professor Jorge Risco Becerra ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (Biocomp) é um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) interdisciplinar, que tem como objetivo estudar redes de sensores aplicadas à agrobiodiversidade, caracterização e estudo biológico e computacional de forma, comportamento e comunicação em seres vivos, identificação de espécies e interações biológicas, entre outras pesquisas.

Coordenação: Antonio Mauro Saraiva ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Por Bruna Rodrigues | Jornalismo Júnior (ECA – USP)