Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Alunos da Poli disputam prova internacional de carros off road nos EUA

Alunos da Poli disputam prova internacional de carros off road nos EUA

Equipe Poli de Baja conquistou o direito de participar após ganhar seis troféus na SAE Brasil

 clip_image003Estudantes de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, já estão nos Estados Unidos para disputar a competição mundial Baja SAE Kansas. O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de maio no Kansas Technology Center, no campus da Pittsburg State University. Realizada pela SAE International, a competição de carros off road reunirá 97 equipes de diversos países.

A equipe Poli de Baja, acompanhada pelo Prof. Dr. Marcelo Alves e formada por 14 alunos, conquistou o direito de participar da competição internacional ao ficar em terceiro lugar na classificação geral da prova no Brasil, disputada em março por 67 equipes no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP).

A equipe Poli de Baja viajou no dia 14 e ficará nos EUA até dia 28, datas que permitem a complexa logística de transportar toda a infraestrutura.

Na competição em Piracicaba, os alunos da Poli/USP levaram seis troféus: primeiro lugar em Velocidade Máxima e Relatório de Projeto, o segundo em Aceleração, o terceiro lugar em Suspension & Traction e a Melhor Equipe da Região Sudeste, ficando na terceira posição na classificação geral.

Os carros Baja são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.