Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli/USP lança livro e debate as contribuições da engenharia para o desenvolvimento do Brasil

Poli/USP lança livro e debate as contribuições da engenharia para o desenvolvimento do Brasil

Formar profissionais competentes e prover conhecimento tecnológico para o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil é a missão da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) desde sua fundação, há 120 anos.

Para contar uma parte desta história, o Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP lança, no próximo dia 6 de junho, o livro A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira,editado pela EDUSP e escrito por Shozo Motoyama e Marilda Nagamini. Na oportunidade, haverá uma mesa redonda com a participação de representantes da academia e dos setores público e privado para debater o futuro da engenharia no desenvolvimento da economia, da ciência e da tecnologia no Brasil.

A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira discorre sobre a atualidade do Departamento e sua relação com a Escola Politécnica, abrange a história de criação do curso desde a atuação de Paula Souza, a posterior criação da Universidade de São Paulo e o desdobramento em outros dois cursos, engenharia de produção e mecatrônica.

A pesquisa e o ensino no Departamento são analisadas nos três últimos capítulos, concluindo-se o livro com a apresentação das perspectivas para o futuro.

O livro tem prefácio do Prof. José Roberto Cardoso e apresentação dos Profs. Ronaldo de Breyne Salvagni, Celso Pupo Pesce e Jurandir Itizo Yanagihara.

MESA REDONDA

Para o lançamento do livro, a Poli organiza uma mesa redonda para debater asContribuições da engenharia para o desenvolvimento e bem estar da sociedade brasileira.

O Diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira, fará a abertura do evento. Estão confirmadas as presenças do ex-ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do ex-vice-presidente de Engenharia de Produtos para América do Sul da GM, Pedro Manuchakian, do Diretor das FATECs de Sorocaba e São Roque, Antonio Carlos de Oliveira, e do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Prysmian, Carlos Alberto Godinho. A mediação do debate será feita pelo professor Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP.

SERVIÇO

Lançamento do livro e mesa redonda

A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira

Dia: 06 de junho, sexta-feira

Hora: 09 às 12h

Local: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica, Av. Prof. Mello Moraes 2231 – Cidade Universitária, São Paulo

Informações: (11) 3091-5355 ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.