Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli participa da Virada Científica da USP

Poli participa da Virada Científica da USP

Entre os destaques da programação está palestra sobre os desafios da engenharia do século XXI, a ser ministrada pelo professor Piqueira

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) vai participar da primeira edição da Virada Científica, evento promovido pela USP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A Virada Científica terá 24 horas de duração, com início às 8h do dia 11 de outubro. A programação conta com mais de 100 atividades, das quais um dos destaques é a palestra “A multidisciplinaridade e a engenharia do séc. XXI”, do professor José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli.

“O engenheiro do século XXI precisa ter uma gama de conhecimentos mais ampla e ir além dos conhecimentos próprios da engenharia. Só assim ele estará integrado às necessidades que surgem”, diz o professor Piqueira. Segundo ele, o profissional bem sucedido terá que agregar saberes de áreas como ciências humanas e biologia, além de compreender a multiplicidade cultural e religiosa e falar mais de uma língua. Essa necessidade de ampliar o leque de conhecimentos é cada vez mais latente na engenharia e será o foco da palestra.

Entre os exemplos dessa necessidade de ampliação dos saberes estão dois grandes problemas do século: as questões da água e energia. Além dos fundamentos de engenharia, o profissional tem que dominar ainda conceitos de sustentabilidade e até mesmo entender de biologia. “Além disso, cada vez mais o engenheiro vai trabalhar em empresas globalizadas, com projetos em outros países. Para isso, ele precisa dos conhecimentos gerais”, diz Piqueira.

Segundo o professor, a Poli já vem se preparando para essas mudanças. A nova estrutura curricular, por exemplo, estimula o aluno a cursar disciplinas extras em outras unidades da USP. “O estudante recebe o fundamento da engenharia, mas pode ter aulas na Matemática ou na História, por exemplo”, conta Piqueira.

Outras atividades – Além da palestra do professor José Roberto Castilho Piqueira, a Poli leva ainda outras três atividades à Virada. Estão na programação um tour guiado para o Tanque de Provas Numérico, o Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra), os laboratórios de robótica e computação e o simulador de uma cabine de avião. Essas atividades exigem inscrição prévia pelo site do evento www.prceu.usp.br/viradacientifica, a partir do dia 2 de outubro. Haverá ainda demonstração do MiniBaja, na rua ao lado do prédio da Engenharia Mecânica, com sessões às 12h e 14h, e apresentação das pesquisas da Poli, das 9h às 17h, no interior desse mesmo prédio.

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br