Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli-USP realiza workshop sobre fontes sustentáveis de energia

Poli-USP realiza workshop sobre fontes sustentáveis de energia

A Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP realizarão, no dia 14 de novembro de 2014, o Workshop Brasil Japão: Energias Sustentáveis - Políticas e tecnologias, com o objetivo de apresentar a situação atual da tecnologia e política brasileira de energia sustentável e discutirá como devem ser as tecnologias relacionadas para energia sustentável e mostrará, principalmente, a tecnologia eólica que está sendo desenvolvida no Brasil e no Japão. O professor emérito da Universidade de Tokyo, Prof. Hisaaki Maed, atualmente professor da universidade de Nihon, fará uma palestra sobre as tecnologias sustentáveis desenvolvidas nestes últimos anos utilizando os recursos marítimos, seja eólico, de ondas e de correnteza.

“Além de mostrar as políticas de energias renováveis desenvolvidas no Brasil como biocombustível, solar, eólica, entre outras, o evento reunirá as palestras mais tecnológicas relacionadas à energia eólica, cuja tecnologia já está na fase bastante madura e utilizada no Japão, mas com a possibilidade de levar esta tecnologia para o mar, onde há maior espaço disponível para instalação”, explica Kazuo Nishimoto, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-USP e um dos idealizadores do evento. O professor esclarece que apesar de Brasil ter reservas de petróleo comprovadas e em grande escala, em termos de reservas mundiais este é o recurso menos abundante. “Há mais gás, urânio e carvão, sem mencionar a quantidade renovada diariamente de energia solar, hidráulica, eólica. Anualmente, todas superam a demanda mundial de energia contribuindo para diminuir o aquecimento global”.

O professor explica ainda que o workshop reunirá os dois países, Brasil e Japão, cujo perfil de matriz energético é diferente, mas tem preocupação similar quanto ao futuro da matriz energética, para discutir as políticas e tecnologias vigentes no Brasil, e o que o Japão poderá contribuir neste processo de implantação de sistemas de geração de energia sustentáveis e economicamente viáveis.

Serviço

Workshop Brasil Japão: Energias Sustentáveis - Políticas e tecnologias

Data e horário: 14 de novembro de 2014, das 8h às 13h.

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi.

Edifício Mário Covas Júnior (Prédio da Administração da Escola Politécnica da USP). Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária. São Paulo – SP.

Inscrições pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .