Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli-USP celebra 75 anos da criação do curso de Engenharia de Minas e Metalurgia

Poli-USP celebra 75 anos da criação do curso de Engenharia de Minas e Metalurgia

Preocupação da Escola Politécnica com a industrialização do Brasil na década de 30 culminou na criação do curso em 1939

Os Departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) e de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da USP realizarão, no dia 2 de dezembro, a partir das 19h, uma cerimônia comemorativa do aniversário de 75 Anos do Curso de Engenharia de Minas e Metalúrgica, fundado em 1939.

Na década de trinta, preocupada com o início da industrialização do Brasil, notadamente na indústria de transformação que se instalava no Planalto de Piratininga, a Escola Politécnica convidou Luís Flores de Moraes Rego, um eminente engenheiro geólogo, para compor sua equipe de docentes. Como resultado, ao final desta década, foi criado o curso de graduação em Engenharia de Minas e Metalurgia.

Em 1955, este curso foi desmembrado entre Engenharia de Minas e de Engenharia Metalúrgica. Estes cursos continuaram crescendo e evoluindo, como mais tarde a criação de outros dois cursos demonstrou: o de Engenharia de Materiais, a partir do curso de Engenharia Metalúrgica, e o de Engenharia de Petróleo, a partir do curso de Engenharia de Minas. Além disso, ao longo deste período, foram instituídos também cursos de pós-graduação strictu-senso, levando à formação de inúmeros Mestres e Doutores. “Por sua tradição, e ao mesmo tempo por sua constante modernização, que, aliás, sempre foram marca da EPUSP, estes cursos têm propiciado resultados acadêmicos muito positivos e contribuições técnicas altamente especializadas, em termos de pesquisa e formação profissional, diante das crescentes demandas da indústria brasileira, e com reconhecimento internacional. Toda esta história completa agora três quartos de século, que não seriam possíveis sem a atuação dedicada de seus alunos, funcionários e professores”, comenta o professor Ricardo Cabral de Azevedo, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo.

O evento será realizado às 19h, no auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, que fica na Avenida Professor Mello Moraes, 2463, São Paulo-SP. Antes da solenidade, às dezoito horas, serão oferecidas visitas guiadas ao PMT (local do evento) e ao PMI (que se situa em frente ao prédio do PMT). A cerimônia será seguida por uma confraternização voltada aos professores, alunos e ex-alunos e funcionários. Para participar do evento, confirme presença até 28 de novembro pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Serviço

Cerimônia comemorativa do aniversário de 75 Anos do Curso de Engenharia de Minas e Metalúrgica

Data e horário: 2 de dezembro, a partir das 19h

Local: auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, na Avenida Professor Mello Moraes, 2463, São Paulo-SP.

Antes da solenidade, às dezoito horas, serão oferecidas visitas guiadas ao PMT (local do evento) e ao PMI (que se situa em frente ao prédio do PMT). A cerimônia será seguida por uma confraternização voltada aos professores, alunos e ex-alunos e funcionários.

Confirmação de presença: até 28 de novembro pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .