Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli conquista pódio em competição mundial de robôs no Japão

Poli conquista pódio em competição mundial de robôs no Japão

Pela primeira vez uma equipe da Poli conquista uma posição de destaque em uma competição internacional de robótica. A ThundeRatz desenvolveu o Stonehenge, robô de três quilos rádio controlado que ficou em quarto lugar e conquistou, assim, um espaço no pódio do Campeonato Mundial de Sumô de Robôs no Japão (International Robot-Sumo Tournament 2014). Foram 16 as equipes participantes, de vários países. Representaram o Brasil na competição os alunos do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Poli, Marx Thezolin de Paula e Lucas Rebelo Dal’Bello. Os capitães da equipe são Gabriel Ribeiro Reis e Jessica Fernanda Kons.

O International Robot-Sumo Tournament é uma das mais prestigiosas competições em robótica disputadas no mundo. A edição de 2014 teve uma equipe mexicana, com dois robôs, no segundo e terceiro lugares, e um time japonês ocupando a primeira colocação. “A premiação e pódio valem para os quatro primeiros, e nós ficamos com a quarta posição. Foi a primeira vez que a ThundeRatz participou e conquistou um prêmio numa competição internacional de robótica”, comemora Gabriel.

Na competição, os estudantes colocam os robôs projetados e desenvolvidos por eles para uma luta de sumô, esporte muito tradicional no Japão. A batalha é travada em uma arena de metal e um robô deve empurrar o outro para fora. Quem sair primeiro da arena perde a luta. “Tivemos de fazer algumas atualizações e inovações no nosso robô para essa competição. Os robôs utilizam imãs na base para dar mais estabilidade, e nós usamos um circuito magnético para atender a esse requisito”, explica Gabriel Reis. A equipe brasileira participou da categoria na qual competem apenas robôs guiados por rádio. Há, ainda, uma categoria para robôs autônomos, que são previamente programados para a luta.

Além de prêmio em dinheiro, os estudantes brasileiros que representaram a ThundeRatz visitaram empresas e também conheceram vários lugares turísticos em Tókio. A equipe contou com apoio da diretoria da Poli na preparação do robô para a competição e da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), que custeou a viagem. Além disso, os alunos organizaram um bingo para arrecadar recursos que foram aplicados também na preparação do robô.

A equipe da Poli já venceu cinco vezes a competição nacional. Graças ao resultado na competição brasileira de 2014, eles puderam participar do campeonato no Japão sem passar pelas competições preliminares que pré-selecionam os times que vão disputar a final.