Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli-USP e Universidade de Yokohama acertam acordo de duplo diploma para doutorado

Poli-USP e Universidade de Yokohama acertam acordo de duplo diploma para doutorado

Programa de pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP será beneficiado pelo convênio

A Escola Politécnica da USP e a Universidade Nacional de Yokohama acertaram os detalhes para a assinatura de um acordo de duplo diploma para o programa de doutorado em Engenharia Naval e Oceânica no dia 28 de janeiro de 2015, durante o “Simpósio Internacional da Universidade de Yokohama”, realizado em Yokohama, no Japão. O diretor da Escola Politécnica da USP, prof. José Roberto Castilho Piqueira, esteve no evento junto aos professores da Escola Kazuo Nishimoto e André Hirakawa, e o Prof. Raul Machado Neto, responsável pelas Relações Internacionais da USP, fez uma palestra sobre a internacionalização da Universidade de São Paulo.

Representando a Embaixada brasileira no Japão, sua primeira secretária, Elaine Humphreys, discorreu sobre as relações Brasil-Japão e sua importância para o desenvolvimento de ambos os países. Um dos principais momentos da cerimônia foi a palestra do docente da Poli-USP, Toshi-Ishi Tachibana, doutor honoris-causa pela Universidade de Yokohama. O Prof. Tachibana fez um discurso emocionante contando, em japonês, sua experiência iniciada como estudante nos anos 1970 e prolongada aos dias de hoje como orientador de brasileiros e japoneses em pesquisas na área de Engenharia Naval e Oceânica.

A Universidade de Yokohama é uma das mais conceituadas e tradicionais universidade do Japão e notadamente em Engenharia, Administração e Economia, além de possuir um departamento de Engenharia Naval e Oceânica, como Universidade de Tokyo. O acordo assinado é bastante amplo, e não se restringe à Poli-USP. “As outras unidades da USP poderão utilizar este convenio para formatar algum projeto ou acordo de pesquisa, ensino, etc. Estas atividades com YNU já existem há mais de 40 anos e vários docentes da USP estudaram na YNU. Para USP, este intercâmbio permitirá ampliar a internacionalização, já que muitos docentes já tem contatos diretos com os docentes das áreas de pesquisas que desenvolvem.

Mais de oito docentes da Escola Politécnica da USP concluíram pós-graduação, mestrado e doutorado, na YNU. Entre eles, os professores Toshiichi Tachibana e Kazuo Nishimoto fizeram mestrado, os professores Jurandir Yanagihara, Andre Hirakawa, Alexandre Kawano, Marcos Tsuzuki e Cheng Yee concluíram mestrado e doutorado, e o professor Cláudio Müeller Prado Sampaio realizou doutorado.