Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Cursinho pré-vestibular gratuito da Poli-USP aprova candidatos na USP e na Unicamp

Com professores voluntários e sem visar lucro, estudantes da USP contribuem para inclusão social no ensino superior

O Cursinho pré-vestibular da Escola Politécnica da USP, organizado pelo Grêmio Politécnico, aprovou 14 alunos nos vestibulares da USP e da Unicamp, em cursos concorridos como engenharia e medicina. As aulas são ministradas em sua maioria por estudantes da USP que veem neste projeto social uma forma de ajudar estudantes que não podem pagar um cursinho a se prepararem para os melhores vestibulares do Brasil, como os da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Segundo Daniel Szente Fonseca, diretor do Cursinho e estudante do terceiro ano do curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação, os estudantes que participam como professores no projeto desenvolvem habilidades muito procuradas em profissionais, como saber se expressar e falar em público. “Entrei pela parte social, mas hoje vejo que me ajuda muito profissionalmente. Para dar aulas é preciso mais que falar em público, é também necessário saber transmitir o conteúdo, fazer com que o público entenda o que você fala”, explica o estudante, que acredita que esta é uma boa forma de se preparar para o mercado de trabalho.

O curso conta com 25 professores, 24 plantonistas, três colaboradores e dois funcionários que ensinam as matérias básicas cobradas no vestibular, como português, matemática, física, química, história, geografia, biologia e inglês. Fundado em 1987, o Cursinho da Poli nasceu com a ideologia de auxiliar alunos de baixa renda, que não tinham condições mínimas de custear um cursinho pré-vestibular comercial. Em 2006, após a criação de um curso comercial a partir deste original, o projeto foi retomado e o Cursinho voltou a ser gerido pelo Grêmio Politécnico e administrado por alunos da Escola Politécnica. Como há uma grande procura, é feita uma seleção de candidatos de outubro a janeiro. Acompanhe as novidades no blog http://cursinhodogremiodapoli.blogspot.com.br/, ou na página do Facebook https://www.facebook.com/pages/Cursinho-da-Poli-USP/251168281606373.

Nome dos estudantes aprovados no vestibular de 2015

Fuvest