Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Projetos high tech e sustentáveis são destaque na FEBRACE 2015

Projetos high tech e sustentáveis são destaque na FEBRACE 2015

Maior mostra de Ciências e Engenharia do Brasil, será realizada de 17 a 19 de março, na Poli/USP, em São Paulo

 A 13ª edição da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que acontece de 17 a 19 de março, em São Paulo, nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), apresentará 332 projetos desenvolvidos por 746 estudantes pré-universitários de 26 estados brasileiros. A maioria dos projetos oferece soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade.

Como nas edições anteriores, a FEBRACE terá centenas de soluções high tech, como uma cadeira de rodas com comando de voz, robôs multitarefas, luva-guia para deficientes visuais, comedor elétrico para animais domésticos e sistema de detecção de vazamento de gás. “Salta aos olhos, no entanto, a preocupação dos estudantes com questões relacionadas à água e energia; são 39 projetos que propõem soluções para melhor aproveitamento desses recursos naturais”, afirma a coordenadora geral da mostra, Roseli de Deus Lopes.

Na mostra, os trabalhos serão avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. O público visitante também poderá eleger o projeto mais popular, postando seu voto no site da FEBRACE (www.febrace.org.br). Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 200 prêmios. Também concorrerão a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, na cidade de Pittsburgh (EUA).

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Os projetos finalistas desta edição foram selecionados entre mais de 2.100 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados por uma das 100 feiras afiliadas.

A FEBRACE tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), CNPq, CAPES e UNESCO, e o patrocínio da Intel do Brasil, Instituto Votorantim e Petrobras. São instituições e empresas que apostam no incentivo à criatividade, à inovação e ao desenvolvimento de jovens talentos.

Serviço:

A mostra pública de projetos da FEBRACE 2015 será realizada de 17 a 19 de março, das 14h às 19h, em uma tenda com 2,2 mil m² instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária). A entrada é franca. Mais informações: www.febrace.org.br.

Atendimento à imprensa:

- Entrevistas e outras solicitações: Érika Coradin ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) pelos telefones (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99185-9557 ou com Elena Saggio ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e Ana Beatriz Passaretti ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) pelo telefone (11) 3091-5676.

Atenção: no dia 17/03, das 9 às 12 horas, os jornalistas terão acesso exclusivo à tenda do evento para que possam conduzir suas reportagens com mais calma. Assessores de imprensa estarão à disposição para ajudá-los durante o evento.