Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Encontro discute diversidade cultural e novas tecnologias

Encontro discute diversidade cultural e novas tecnologias

Evento marca comemoração de dez anos da Convenção da UNESCO sobre diversidade das expressões culturais

Com informações do Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo - USP

No dia 2 de julho acontece a Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias, em São Paulo. O encontro traz especialistas para discutir oportunidades e desafios trazidos pelas novas tecnologias ao desenvolvimento de políticas para a área cultural. A jornada é gratuita e será realizada das 9h às 18h no CeTI-SP – Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo - USP, Auditório Professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  até o dia 22 de junho.

O evento é resultado da parceria entre o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CEST-USP) e membros do grupo U40 Brasil, rede formada em 2009 por iniciativa da Comissão Alemã junto à UNESCO e que trabalha com o tema da diversidade cultural. O encontro Diversidade Cultural e Novas tecnologias visa a promover a implementação da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

A Convenção da UNESCO de 2005 sobre a Diversidade das Expressões Culturais

A Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais foi adotada em outubro de 2005 e entrou em vigor em março de 2007. Ela conta atualmente com 138 Partes. Adotada principalmente em resposta ao debate “comércio e cultura” e com vistas a promover trocas internacionais de produtos e serviços culturais mais equilibradas, a Convenção tem como objetivos a reafirmação da dupla natureza (cultural e econômica) dos produtos e serviços culturais, a legitimação de medidas e políticas culturais e a promoção da cooperação internacional na área cultural.

Programação

A programação da Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias é composta de reflexões de palestrantes acadêmicos e da experiência pratica adquirida em projetos que associam o uso das novas tecnologias a objetivos de diversidade cultural. Entre os temas que serão tratados, estão:

  • A implementação da Convenção da UNESCO sobre a Diversidade das Expressões Culturais na era digital
  • Desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias
  • Novas tecnologias e criação cultural
  • Novas tecnologias e acesso à oferta cultural
  • Novas tecnologias, cidadania e democracia
  • Experiências de projetos que promovem a diversidade cultural através do uso de novas tecnologias, entre outros: Makerspace (OLABI), Mais Diferenças, Vídeo nas Aldeias, My French Film Festival e Pontos de Cultura.

Para maiores informações, consulte por favor o site http://cest.poli.usp.br

Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias acontece dia 02 de julho, em São Paulo. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente através do email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

SERVIÇO

O QUE: Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias

QUANDO: 02 de julho, de 9h às 18h

ONDE:  CeTI-SP – Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo - USP, Auditório Professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres, Av. Professor Luciano Gualberto, 71, tv. 3, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP

QUANTO: Gratuito

Informações: http://www.cest.poli.usp.br