Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Docente da Poli desenvolve sistema para segurança de reatores nucleares

Docente da Poli desenvolve sistema para segurança de reatores nucleares

Pesquisa foi conduzida por Claudio Ruggieri, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, e Robert Dodds, da Universidade de Illinois.

Um novo modelo que aprimora o sistema de avaliação da integridade estrutural do vaso de pressão, equipamento que aloja o núcleo do reator nuclear, foi desenvolvido pelo professor doutor Claudio Ruggieri, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em parceria com o docente Robert H. Dodds, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

O vaso de pressão, que aloja o núcleo do reator, é o componente estrutural mais crítico do sistema PWR (pressurized water reactor ou reator de água pressurizada), utilizado nas usinas nucleares de Angra dos Reis e no futuro submarino de propulsão nuclear da Marinha do Brasil.

Nesse sistema, a água empregada para moderar a reação de fissão nuclear do urânio, contida no circuito primário, aquece a água presente no circuito secundário, para gerar o vapor que aciona a turbina elétrica. E o vaso de pressão constitui a principal barreira de contenção metálica da água que flui sob alta pressão no circuito primário.

O sistema desenvolvido por Ruggieri e Dodds foi premiado como o melhor trabalho apresentado no congresso da American Society of Mechanical Engineers realizado na Califórnia, em 2014. Ruggieri contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A reportagem completa sobre o projeto pode ser conferida no endereço http://agencia.fapesp.br/modelo_que_avalia_a_seguranca_de_reatores_nucleares_e_premiado_nos_estados_unidos/21564/

(Agência Fapesp)