Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Últimos dias para inscrição no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP

Últimos dias para inscrição no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP

Prazo final para alunos se inscreverem e poderem apresentar suas pesquisas é 10 de agosto. Orientadores têm até dia 12 para validar as inscrições.

Estudantes de graduação da Escola Politécnica, das demais unidades da Universidade de São Paulo (USP) e externos à instituição têm até esta segunda-feira, 10 de agosto, para inscrever seus trabalhos no 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). A data limite para que os orientadores dos trabalhos validem as inscrições dos alunos no sistema é 12 de agosto. O SIICUSP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. As inscrições devem ser feitas no endereço https://uspdigital.usp.br/siicusp/.

Vale lembrar que bolsistas do programa de iniciação científica da USP (PIC-USP) financiados pelo CNPq, Santander e Reitoria da USP são obrigados a apresentar sua pesquisa no Simpósio, de acordo com as regras estabelecidas no edital conjunto da agência de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e USP.

O formulário de inscrições deste ano foi aperfeiçoado. Entre os aspectos que os estudantes devem levar em consideração para o preenchimento correto do mesmo está a inserção do resumo do projeto, que não deve passar de uma página.

A inscrição no evento é aberta, ou seja, os estudantes não precisam ser da USP ou orientados por docentes da instituição. A única exigência é que estejam na graduação e tenham uma pesquisa de iniciação científica em fase adiantada de conclusão ou concluída entre 2014 e este ano.

“Participar do SIICUSP é uma oportunidade única para os estudantes aprenderem coisas novas, praticarem a comunicação, exercendo uma habilidade cada vez mais importante no mundo profissional, e enriquecerem o próprio currículo”, destaca Maria Inês Piffer, assistente técnica de Pesquisa, Cultura e Extensão da Poli.

Desde o ano passado, o SIICUSP mudou de formato e tem, agora, duas fases. A primeira é realizada no âmbito das unidades da USP. Na segunda etapa, inscritos de todas as unidades e áreas do conhecimento, selecionados em função dos resultados das avaliações dos seus trabalhos durante a primeira fase, estarão reunidos em um mesmo local para realizar nova apresentação.

No caso da Poli, os projetos inscritos e validados na área de Engenharia serão apresentados pelos estudantes na semana de 15 a 18 de setembro, cada dia em prédio diferente da Escola. Uma comissão avaliadora vai escolher os 15% melhores, que participarão da segunda fase de apresentação e avaliação, prevista para ser realizada entre outubro e novembro desse ano. A data está sendo definida pela Pró-Reitoria de Pesquisa. 

Inscrições abertas até 10/08:
uspdigital.usp.br/siicusp

SIICUSP - Poli:
http://www.poli.usp.br/pesquisa/pesquisa-na-graduacao