Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Ciclo de Palestras sobre Internet das Coisas recebe pesquisadores da Universidade de Edimburgo

Primeiro painel do Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas recebe pesquisadores da Universidade de Edimburgo. Com o tema Computação Social: Teoria e Prática, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP inauguram o ciclo de palestras na USP

O Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas tem como principal objetivo trazer discussões de aspectos técnicos e científicos sobre o tema, ampliando e diversificando a visão dos participantes.

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos ou “coisas” com eletrônica, software, sensores e conectividade. Esta conectividade de todas as coisas permite a geração de valor pelo oferecimento de novos serviços e pela geração de informação pela troca de dados com o fabricante, operador e outros dispositivos conectados pela Internet.

O termo Swarm considera a formação de uma inteligência coletiva, onde dispositivos computacionais cooperam dinâmica e oportunisticamente, gerando redes orgânicas e heterogêneas. Neste cenário a comunicação entre as coisas torna-se fundamental.

Ao longo de 12 meses serão realizados encontros com profissionais de diferentes países, ativamente envolvidos com a área de Internet das Coisas, seja no ambiente acadêmico ou da indústria, para discutir os aspectos técnicos da aplicação da IoT . Entre os temas que serão abordados, estão “Web of Things”, Segurança na IoT, Cidades Inteligentes, entre outros.

Computação Social: Teoria e Prática
no Ciclo de palestras em Swarm Computing e Internet das Coisas
edição #1 | sexta, 28 de agosto | 11h30 às 12h30

Prof. Dr. David Robertson
Pró-Reitor de Projetos Especiais, Ciências e Engenharia e Professor de Lógica Aplicada da Faculdade de Informática da Universidade de Edimburgo.

Dr. Dave Murray-Rust
Pesquisador membro da Faculdade de Informática da Universidade de Edimburgo.

Moderação
Prof. Dr. Flávio Soares Correa a Silva
Professor Associado da Universidade de São Paulo.

Tema

Mais elementos da computação se tornam sociais. Parte desta computação se baseia no envolvimento com pessoas e grupos sociais por meio de arquiteturas de interação humana que oferecem incentivo para a colaboração social. Outra parte, se concentra no aspecto técnico, a partir de sistemas de especificação para normas sociais e sua aplicação em ambientes distribuídos, como a Internet.

Neste encontro, discutiremos a interação entre teoria, que fornece as linguagens genéricas para a computação social, e prática, que sedimenta essa linguagem em aspectos de domínios de aplicação.

Focaremos em um sistema que tenta preencher a lacuna entre um sistema bem aceito de mídia social (Twitter) e uma linguagem de especificação de interação com foco no desenvolvimento teórico (Lightweight Coordination Calculus).

O ciclo de palestras tem como principal objetivo trazer discussões de aspectos técnicos e científicos sobre o tema da Internet das Coisas, ampliando e diversificando a visão dos participantes.

Organizado e realizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), o Ciclo de Palestras Internet das Coisas conta com o apoio do IEEE, W3C, POLI-USP, IME-USP, e o financiamento da LG Electronics.

Sexta-feira, 28 de agosto, das 11h30 às 12h30
Palestra em inglês (não haverá tradução)
Local: Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 436, Travessa 4, Cidade Universitária, Butantã.
* Lanche e café serão servidos durante o evento

Inscrições: https://goo.gl/Lqfdgw