Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Ciclo de Palestras sobre Internet das Coisas recebe pesquisadores da Universidade de Edimburgo

Ciclo de Palestras sobre Internet das Coisas recebe pesquisadores da Universidade de Edimburgo

Primeiro painel do Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas recebe pesquisadores da Universidade de Edimburgo. Com o tema Computação Social: Teoria e Prática, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP inauguram o ciclo de palestras na USP

O Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas tem como principal objetivo trazer discussões de aspectos técnicos e científicos sobre o tema, ampliando e diversificando a visão dos participantes.

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos ou “coisas” com eletrônica, software, sensores e conectividade. Esta conectividade de todas as coisas permite a geração de valor pelo oferecimento de novos serviços e pela geração de informação pela troca de dados com o fabricante, operador e outros dispositivos conectados pela Internet.

O termo Swarm considera a formação de uma inteligência coletiva, onde dispositivos computacionais cooperam dinâmica e oportunisticamente, gerando redes orgânicas e heterogêneas. Neste cenário a comunicação entre as coisas torna-se fundamental.

Ao longo de 12 meses serão realizados encontros com profissionais de diferentes países, ativamente envolvidos com a área de Internet das Coisas, seja no ambiente acadêmico ou da indústria, para discutir os aspectos técnicos da aplicação da IoT . Entre os temas que serão abordados, estão “Web of Things”, Segurança na IoT, Cidades Inteligentes, entre outros.

Computação Social: Teoria e Prática
no Ciclo de palestras em Swarm Computing e Internet das Coisas
edição #1 | sexta, 28 de agosto | 11h30 às 12h30

Prof. Dr. David Robertson
Pró-Reitor de Projetos Especiais, Ciências e Engenharia e Professor de Lógica Aplicada da Faculdade de Informática da Universidade de Edimburgo.

Dr. Dave Murray-Rust
Pesquisador membro da Faculdade de Informática da Universidade de Edimburgo.

Moderação
Prof. Dr. Flávio Soares Correa a Silva
Professor Associado da Universidade de São Paulo.

Tema

Mais elementos da computação se tornam sociais. Parte desta computação se baseia no envolvimento com pessoas e grupos sociais por meio de arquiteturas de interação humana que oferecem incentivo para a colaboração social. Outra parte, se concentra no aspecto técnico, a partir de sistemas de especificação para normas sociais e sua aplicação em ambientes distribuídos, como a Internet.

Neste encontro, discutiremos a interação entre teoria, que fornece as linguagens genéricas para a computação social, e prática, que sedimenta essa linguagem em aspectos de domínios de aplicação.

Focaremos em um sistema que tenta preencher a lacuna entre um sistema bem aceito de mídia social (Twitter) e uma linguagem de especificação de interação com foco no desenvolvimento teórico (Lightweight Coordination Calculus).

O ciclo de palestras tem como principal objetivo trazer discussões de aspectos técnicos e científicos sobre o tema da Internet das Coisas, ampliando e diversificando a visão dos participantes.

Organizado e realizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), o Ciclo de Palestras Internet das Coisas conta com o apoio do IEEE, W3C, POLI-USP, IME-USP, e o financiamento da LG Electronics.

Serviço
Sexta-feira, 28 de agosto, das 11h30 às 12h30
Palestra em inglês (não haverá tradução)
Local: Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 436, Travessa 4, Cidade Universitária, Butantã.
* Lanche e café serão servidos durante o evento

Inscrições: https://goo.gl/Lqfdgw