Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Pesquisa colhe dados para aplicativo de aluguel de bicicletas na Cidade Universitária

Uma equipe de estudantes de engenharia civil da Poli-USP está realizando uma pesquisa para desenvolver neste 2º semestre um aplicativo de inovações em aluguel de bicicletas com foco no campus da USP, como trabalho de formatura. A pesquisa serve para que o público em geral possa opinar sobre inovações em aplicativos de aluguel de bicicletas. “A ideia é utilizar os dados captados para conseguir definir quais os principais problemas existentes e aspirações das pessoas que utilizam ou utilizariam o sistema e que, dessa forma, possamos priorizar as principais inovações para o aplicativo”, explica o estudante Luis Strengari.

A pesquisa é simples, não leva mais que alguns minutos, e pode ser respondida no link  http://goo.gl/forms/P8XbEw8ZQF. O foco da pesquisa é a USP, mas todos interessados podem colaborar.

O Trabalho de Formatura tem como tema o Smart Campus, e o objetivo é desenvolver ideias inteligentes para a infraestrutura da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO), de forma que a introdução de inovação, tecnologia e análise de dados possa garantir a máxima eficiência e integração dos sistemas urbanos e usuários do campus. “Dentre 12 soluções inteligentes definidas pelo grupo no 1º semestre deste ano, optou-se pela elaboração de um aplicativo de celular para um sistema de compartilhamento de bicicletas no campus, tendo como diferenciais alguns aprimoramentos quando comparado àqueles atualmente existentes no mercado. Visto que a prefeitura do campus já tem planos para a instalação do sistema de compartilhamento no CUASO, o aplicativo desenvolvido pelo grupo serviria como base para o que será efetivamente realizado, e servirá como exemplo/inspiração para replicação em escalas urbanas maiores, a nível de cidade”, explica o grupo.